António Costa promete “luta sem tréguas à violência doméstica e de género”

Violência-doméstica

Em noite de vitória eleitoral, este domingo, 6 de outubro, António Costa, ainda primeiro-ministro socialista, prometeu “luta sem tréguas à violência doméstica e de género”. Num discurso de fim de jornada, já depois da meia-noite, e elencando medidas para uma próxima legislatura, o secretário-geral do PS falou ainda do “combate à desigualdade.

 

Recorde-se que, em julho, aquando da convenção socialista, onde foi aprovado o programa eleitoral do PS para as legislativas de 6 de outubro, António Costa prometia uma alteração à Constituição portuguesa para acomodar a criação de tribunais especiais de instrução e julgamento dos casos de violência doméstica. “Se isto não merece uma revisão constitucional eu não sei o que mereça uma revisão constitucional”, declarou, no encerramento da convenção.

Joacine Katar Moreira. Quem é a nova deputada do Livre

O líder socialista falava em “abordagem judicial integrada”, numa apresentação de uma medida que, notou o Diário de Notícias, surgia de forma mais tímida no programa eleitoral do PS (leia mais aqui).

De volta à noite eleitoral, António Costa – que abriu espaço para negociações com os partidos da esquerda na futura legislatura – garantiu “maior concertação social (…), mais diálogo, mais crescimento, mais emprego, maior igualdade e contas certas”.

Imagem de destaque: Shutterstock

Violência, educação e economia. O que propuseram os partidos para as mulheres?

 

Legislativas: “A vítima não é muito bem tratada nos programas eleitorais”