A maior tendência de maquilhagem é a natural

Alicia Keys tornou a cara lavada num símbolo de liberdade e uma forma de mostrar quem é sem máscaras. Criou o hashtag #nomakeup e rapidamente as redes sociais se encheram de fotografias de mulheres sem maquilhagem. Quem também é fã de mostrar as rugas e uma pele perfeita é Gwyneth Paltrow, que publica na sua conta de instagram várias fotografias de cara lavada. Também Cameron Diaz outra guru da vida saudável revela sem medos as suas imperfeições.

O estilo de vida saudável com uma alimentação equilibrada e tendencialmente mais vegetariana, a febre dos super alimentos, os planos detox e a prática de desporto, tornaram-se virais nos últimos anos. A proximidade com a natureza, e a preocupação cada vez maior com o nosso corpo e consequentemente com o aplicamos na pele, levou a indústria da beleza a criar cosméticos mais naturais e a tornar a maquilhagem mais leve.

Hoje, mais do que nunca, a grande preocupação da maquilhagem é a pele e com uma pele perfeita não é preciso mais nada. Ter um aspeto saudável com uma pele luminosa, sem imperfeições mas muito natural, em que o mais importante é realçar os traços naturais e não disfarçá-los é a maior tendência de beleza para a próxima estação. Infelizmente nem todas temos a pele perfeita da Alicia Keys para podermos abolir os corretores e as bases mas podemos usá-los sem exageros, parecendo mesmo que não temos mais nada no rosto para além de uma excelente genética. Maite Tuset, a responsável ibérica pela maquilhagem M.A.C, explicou ao Delas.pt como conseguir uma tez perfeita:

“O segredo para ter uma pele luminosa é a qualidade da nossa pele. É muito importante antes de aplicar a base de maquilhagem (pós, corretores, bases fluidas) limpar e hidratar o rosto. Além disso é fundamental saber qual é o nosso tipo de pele e usar o produto adequado, só assim conseguimos um aspeto saudável e luminoso. Não devemos usar demasiada maquilhagem. Devemos ser inteligentes e usar o corretor apenas nas zonas que precisamos de retificar. Hoje em dia o maior é erro é usar excesso de produtos de maquilhagens, é preciso fazer uma boa seleção dos produtos e das texturas.”

Depois de corrigir a pele e aplicar iluminador nas zonas onde este reflete a luz de forma natural (maçãs do rosto no osso por exemplo) basta aplicar um pouco de blush, máscara de pestanas, pentear as sobrancelhas e aplicar um pouco de gloss, para ter o look natural perfeito. Esta tendência de maquilhagem invadiu as redes sociais mas também já chegou às passerelles, veja na nossa galeria os looks naturais das principais semanas de moda.

Esqueça o complicado contouring a la Kim Kardashian e adote o naturalismo (não confundir com nudismo) dos gurus da vida saudável, não renuncie à maquilhagem mas use apenas produtos impercetíveis que vão fazer parecer que ganhou a lotaria genética.


Veja também como se maquilhar em cinco minutos para ir trabalhar.


Imagem de destaque: Reuters