Aos 97 anos, Iris Apfel torna-se a mulher mais velha a ser agenciada

Conhecida como um dos ícones de estilo com mais irreverência na indústria da moda e de uma energia inesgotável, Iris Apfel acaba de assinar, a três anos de completar um centenário de vida, o seu primeiro contrato com uma agência de manequins. A IGM irá gerir a carreira desta nonagenária – conhecida pelos seus óculos exuberantes e de cabelo branco – em matéria de campanhas, patrocínios e e apresentações.

“Espero que com a IMG consiga estabelecer mais colaborações. Vou entregar-lhes a gestão da minha carreira de modelo“, revela Iris Apfel ao jornal WWD, acrescentando ainda que gosta de posar em frente das câmaras e que o trabalho de modelo é “muito divertido”. “Quem diria que eu iria ser capa de revista aos 97 anos?”, inquire-se. Esta agência representa já manequins como Gigi Hadid, Miranda Kerr, Alessandra Ambrosio, Ashley Graham, Kate Moss, Gisele Bündchen e, entre outras, Karlie Kloss.

Iris, que agora se ‘profissionaliza’ como manequim, há muito que dita regras no mundo da moda, seja por estar na linha da frente da indústria e das tendências, seja por ter feito parte dela em circunstâncias muito peculiares.

Na verdade, ela e o marido abriram, na década de 50 do século passado, uma empresa de tecelagem. Durante o percurso, liderou projetos de decoração e restauro, tendo sido responsável pela imagem da Casa Branca em múltiplos mandatos presidenciais. Trabalhos que nunca excluíram a participação em campanhas publicitárias. Só na última década somam-se marcas como a MAC Cosmetics, a Alexis Bittar, a Macy’s INC, a Blue Illusion, HSN, Le Bon Marché e a Aigner.

O impacto que Apfel e que o seu estilo maximalista tem gerado na sociedade são tal que, em 2005, tornou-se na primeira pessoa viva a ser homenageada no Museu Metropolitano de Arte de Nova Iorque com uma exposição que levou os visitantes a embarcarem numa viagem pelo seu estilo. Na galeria acima, reveja algumas das imagens da vida e do percurso de Apfel.

Imagem de destaque: DR