APAV celebra 29 anos de apoio à vítima: conheça os dados

violência-doméstica
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima [APAV] celebra esta terça-feira, dia 25 de junho, 29 anos. Com a missão específica de apoiar as vítimas de crime, bem como as suas famílias e amigos(as), a APAV está espalhada por todo o país e ajuda vários milhares de pessoas por ano.
[DR]
“Desde 1990, a missão da APAV mantém-se: apoiar as vítimas de crime, suas famílias e amigos/as, prestando um apoio especializado, profissional e personalizado. A APAV apoia cada vez mais vítimas de crime, num universo estimado de 326.000 pessoas”, podemos ler no comunicado enviado à imprensa pela organização. A APAV ajudou mais de uma centena de pessoas em apenas uma semana, segundo dados de 2018. Nesse mesmo ano, apoiou um total de 9.344 vítimas de crime.
Em 2018, foram 926 as pessoas idosas vítimas de crime apoiadas pela APAV, 941 as crianças e jovens, 5.173 as mulheres adultas e 854 os homens adultos apoiados. Várias vezes, são as próprias mães idosas a ligar e a denunciar os crimes de agressão dos filhos.
A APAV está envolvida em vários projetos de inovação social, quer sejam estes direcionados para a população mais idosa como a mais jovem. Falamos de projetos como ‘Portugal Mais Velho’, direcionado à pessoa idosa, ou a ‘Rede CARE’, de apoio a crianças e jovens vítimas de violência sexual. “Estes projetos são financiados e incrementados com o apoio de diversas entidades, como a Fundação Calouste Gulbenkian“, explica o mesmo comunicado.

Caso necessite de ajuda, a linha de Apoio à Vítima da APAV é: 116 006, sendo esta chamada gratuita e estando o serviço disponível das 9h às 21h. Também existe apoio online.

Violência de género: as dicas para se sentir mais segura

APAV ajudou quase uma centena de mulheres por semana em 2018