Aplicação gratuita para cuidadores informais

cuidadores-20-shuttersotck
[Fotografia: Shutterstock]

Há uma nova aplicação móvel – a NeuroRHB – e o objetivo é apoiar famílias e dar-lhes um guia com dicas úteis e recomendações para tarefas do quotidiano com familiares dependentes, em especial no trabalho para com Traumatizados Crânio-Encefálicos (TCE).

“A nova ‘app’ é única e disponibiliza aos cuidadores um guia de recomendações para as suas tarefas diárias. Esta associação auxilia diariamente 261 famílias, através de informação de direitos sociais, encaminhamento para soluções na sociedade, apoio emocional e jurídico”, lê-se no comunicado enviado pela Associação Novamente.

Num contexto nacional em que o número de cuidadores informais aumenta e são, na sua larga maioria, mulheres, esta aplicação, que está a ser apresentada esta quarta-feira, 9 de outubro, na Fundação Calouste Gulbenkian, quer olhar e trabalhar para uma realidade em que “70% dos cuidadores não compreende o TCE nem as suas consequências e 77% sente-se emocionalmente esgotado”.

Quatro meses para regulamentar o Estatuto do Cuidador

Ainda segundo dados da mesma entidade,e citando a Organização Mundial de Saúde, “o TCE é a maior causa de morte e incapacidade em jovens adultos”. Por cá, refere a mesma nota enviada à Comunicação Social, “a Direção Geral da Saúde estima que surjam cerca de 6 mil novos casos graves todos os anos em Portugal. Destes, 50% são jovens adultos vítimas de acidentes rodoviários”.

Imagem de destaque: Shutterstock

Trabalho dos cuidadores informais vale 82 milhões por semana