Aplicações de encontros estão a perder capacidade de sedução

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[Fotografia: Pexels/Nurseyart]

Procurar o amor ou apenas sexo casual nas aplicações de encontros parece já não ter o mesmo encanto de outrora. Segundo o estudo britânico do regulador dos serviços de comunicação e media, Ofcom, sobre o consumo digital, o Online Nation 2024, quase milhão e meio de pessoas (1,4) deixou de fazer match nestas aplicações em apenas 12 meses. A mesma análise indica que foi registada uma taxa de abandono destas plataformas na ordem dos 16%, somando as 10 mais populares apps de encontro.

Mas será que toda esta gente encontrou o amor ou está a desistir de aceder a ele por esta via? A sensação de distanciamento da realidade e cansaço devido ao modelo podem explicar esta debandada na ordem dos dois dígitos num só ano.

Para a professora de ética do Centro de Amor, Sexo e Relacionamentos (CLSR) da Universidade de Leeds, Natasha McKeever, o amor online tem vindo a ser progressivamente encarado como tarefa e não como atividade social. “Torna-se entediante e parece que se está parente um processo de gestão, como estivesse apenas a passar pelas pessoas e não a ligar-se a alguém”, justifica, citada pelo jornal britânico The Guardian. A mesma análise indica que as aplicações mais viradas para utilizadores queer ou LGBTI têm mantido sensivelmente os mesmos valores e algumas até cresceram.