Aposte em olhos coloridos esta estação

Lembra-se das sombras verdes e azuis muito populares nos anos 80? Consideradas ‘extravagantes’, estas cores vivas podem ser usadas sem medos mas com moderação.

O truque para que fique com um olhar perfeito com estes tons passa pelo modo como os aplica. E mais: não pense que podem ser usados só em ambiente de festa, são também uma boa opção para o dia-a-dia.

O cabelo, os lábios ou as unhas. Há muito para colorir. Se não é adepta da irreverência no que toca à beleza, aconselhamos que comece mesmo pelos olhos – já que pode sempre remover a sombra rapidamente se não gostar do efeito no rosto.

As sombras coloridas são aplicadas da mesma forma que todas as outras. Contudo, dado que apresentam tons mais intensos, convém ter em atenção alguns aspetos. Por serem mais pigmentadas, há que ter conta a quantidade de sombra que aplicamos, quanto mais produto se usar mais intensa será a cor e não queremos olhos demasiado coloridos! Para que não fique exagerado, podem ser misturadas com outras de tons mais neutros para que o olhar não fique tão ‘carregado’. Pode aplicar a cor sobreposta a outras cores ou desenhando um efeito esfumado na pálpebra. Outra ideia: aplicar estes tons somente em pequenos detalhes como um risco junto à raiz das pestanas, um pequeno apontamento no canto do olho ou uma linha no centro da pálpebra.

Como aplicar cada tipo de sombra? Com uma sombra em creme “podemos usar os dedos para um acabamento mais rústico e para um acabamento mais esfumado utilizar um pincel de pelo curto redondo. Existindo a opção de aplicar diretamente com o pincel,”, explica a maquilhadora Joana Bernardo ao Delas.pt. Já para a sombra em pó, o ideal será “aplicar com um pincel achatado e, se quisermos um acabamento mais esfumado, usar um pincel redondo de pelo mais comprido”, acrescenta. Por último: as sombras em lápis, devem ser “aplicadas diretamente na pálpebra”.

Na galeria de imagens (acima), deixamos-lhe mais de uma dezena de sugestões de sombras de olhos para adicionar mais essenciais de beleza à sua bolsa de maquilhagem. A maquilhadora acrescenta ainda que, nesta estação, “o glitter vai continuar muito presente e o metalizado também. Para uma festa, nada como uma sombra com glitter [espreite na galeria algumas propostas bem brilhantes e cheias de cor] e uns lábios de tons quentes. Em relação ao dia a dia, os batons metalizados são uma boa aposta”.

Se quiser colorir as pálpebras com uma destas sombras de olhos mais ‘tcha’nan’, opte por batons mais discretos. “Usar sombra e batons é um look que nem todas as pessoas aguentam. Para um look do dia-a-dia é preferível utilizar sombras coloridas que não tenham muito pigmento para conjugar com lábios mais fortes, ou vice-versa,”, salienta Joana.

Na próxima estação quente “o ‘no makeup look’ continua a ser uma tendência,”, porém, “as cores quentes para sombras também, como os vermelhos, laranjas ou bordeaux,”, adianta Joana.

Imagem de destaque: Shutterstock

Veja como adaptar todos os tipos de sobrancelha ao seu rosto

Os cosméticos de 2017 que vamos continuar a usar em 2018