App dá respeito e mais 60% de salário a empregadas domésticas

Limpar casa

Ser empregada doméstica na Índia foi, durante décadas, sinónimo de maus-tratos por parte dos patrões. Centenas de mulheres eram, diariamente, alvo de ameaças de despedimento caso não fizessem as tarefas suficientemente rápido ou se apresentassem ao serviço um pouco mais tarde, além de serem mal pagas. Agora, tudo está a mudar. Um grupo de empreendedores indianos composto por cientistas, consultores e analistas juntou-se e criou a Didi – Instant Home Services, uma empresa que dá formação a mulheres para que desempenhem da melhor forma os serviços domésticos e garante que não serão mais vítimas de maus-tratos.

O conceito é inovador. Tão inovador que para recorrer aos serviços destas mulheres, os interessados têm apenas de descarregar a aplicação – gratuita e disponível para todos os dispositivos móveis com sistema operativo Android. Ao estarem ligadas a esta empresa, a entidade protege-as e dá-lhes um salário justo.


Leia também o artigo: Quando Indira era sinónimo de Índia


A Didi – Instant Home Services já dá emprego a 50 mulheres, funcionárias que conquistou em um ano de funcionamento. Os serviços da empresa estão disponíveis todos os dias, entre as 8:00 e as 20:00. Atualmente, cada empregada doméstica leva para casa quase 12 mil rupias (462 euros por mês), ou seja, quase 60% mais do que as mulheres que fazem limpezas por conta própria.

India
Fotografia de Facebook da Didi – Instant Home Services

“Os meus clientes agora cumprimentam-me e perguntam-me como estou. Estou maravilhada, ainda não me habituei a isto. Tratam-me como um ser humano, como se fosse um membro da família”, explicou Chaya Gaikwad, uma das mulheres que trabalha com a Didi – Instant Home Services, ao site DW.

Empresa quer disponibilizar serviços de cozinha e estética
Com pouco mais de um ano de funcionamento, a app ainda só fornece serviços de limpeza, mas a empresa quer ir muito mais longe. Até 2020 esperam criar 10 milhões de postos de trabalho, fornecer serviços de cozinha e estética e alargar as áreas onde a aplicação está disponível.

“Atualmente estamos a servir apenas Chandivali, Powai e Ghatkopar, zonas de Bombaim. No entanto, iremos expandir-nos para outras áreas em breve”, pode ler-se na descrição da app disponível na Google Play.