“Heróis da Fruta”. Jogue contra a obesidade infantil e ganhe bilhetes de cinema

obesidade
[Fotografia: Andres Ayrton/ Pexels]

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lançou a aplicação Heróis da Fruta e que conta a participação de cerca de uma centena de municípios do país

A app é um jogo gratuito de realidade aumentada para telemóveis, inspirado na série de animação que estreou recentemente na televisão com as vozes de Jessica Athayde e Diogo Amaral e no projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove nas escolas há dez anos”, lê-se na nota de imprensa enviada pelo município de Alfândega da Fé, em Bragança.

A aplicação foi desenvolvida em Portugal pelos estúdios ONTOP, com o financiamento da Novo Nordisk e com o apoio internacional da Associação Europeia para o Estudo da Obesidade (EASO) e da Coligação Europeia de Pacientes com Obesidade (ECPO).

O jogo Heróis da Fruta é uma ‘caça ao tesouro’ dos tempos modernos, ao estilo Pokémon Go, que incentiva as famílias portuguesas a sair do sofá e caminhar ao ar livre, de telemóvel na mão, à procura dos 500 baús à solta pelas ruas do país, espalhados em múpis e cartazes presentes em mais de 100 municípios portugueses parceiros deste projeto”, pode-se ler na nota de imprensa.

Mas as surpresas não ficam por aqui, e os jogadores que ficarem entre os primeiros 100 lugares no ranking nacional são presenteados com bilhetes para o cinema. Há ainda prémios exclusivos para crianças participantes no projeto escolar e um prémio especial para quem ficar em primeiro: uma visita dos “Heróis da Fruta” à sua escola.

“Depois do sucesso da iniciativa ‘Heróis da Fruta’ nas escolas, e do recente lançamento da nossa série infantil com o mesmo nome, foi fundamental para a APCOI dar o salto e conseguir montar um projeto diferenciador e capaz de envolver ao mesmo tempo crianças e respetivas famílias numa maior consciencialização da sociedade para a obesidade infantil e, consequentemente, na adoção de hábitos de vida que contribuam para a prevenção desta doença, que afeta atualmente uma em cada três crianças”, refere Mário Silva, Presidente da APCOI.

Já Nuno Folhadela, CEO da ONTOP, refere que: “A missão da ONTOP foi juntar a nostalgia do colecionismo de cromos com a inovação tecnológica da realidade aumentada. Uma receita cheia de diversão a prometer grandes caminhadas nesta caça aos tesouros espalhados pelo país”.

Por seu turno, Helena Novais, Diretora de Public Affairs da Novo Nordisk Portugal acredita que “apoiar esta iniciativa representa a concretização da visão holística que a empresa pretende para a resposta à obesidade infantil”. “A par da contribuição para a inovação científica nesta área, queremos, em conjunto com a APCOI e outros parceiros, estar na dianteira da prevenção desta doença, apoiando iniciativas vencedoras que atuem ativamente na melhoria da qualidade de vida das crianças e na gradual redução do impacto da obesidade no nosso sistema de saúde”, acrescentou ainda.

A aplicação Heróis da Fruta já se encontra disponível nas app stores IOS e Android.