‘App’ quer ajudar cuidadoras informais a prevenir a saúde e a olhar para o cancro

cuidadoras
[Fotografia: Andrea Piccardia/Pexels]

A Cuidadores de Portugal apresenta esta segunda-feira, 21 de fevereiro, em Vila Nova de Gaia, a Prolepsis, uma aplicação móvel que visa promover comportamentos preventivos de saúde, em particular nas mulheres e no que respeita ao cancro, explicou o presidente da associação.

“Sabemos que há muitas cuidadoras que negligenciam o autocuidado e não aderem a estilos de vida saudáveis. Sabemos também que, a sobrecarga [ligada ao cuidar de outra pessoa] provoca alterações do sistema imunitário, o que se repercute na diminuição da esperança média de vida. Assim, decidimos lançar ferramentas que ajudem as cuidadoras informais, promovendo estilos de vida saudáveis e hábitos de prevenção da saúde”, descreveu Bruno Alves.

A apresentação da aplicação móvel Prolepsis junta a Associação Cuidadores de Portugal e a Câmara de Vila Nova de Gaia, do distrito do Porto.

O evento tem como tema “O Impacto de Cuidar e a Prevenção do Cancro” e levará, ao Auditório Manuel Menezes de Figueiredo, vários especialistas nas áreas da mama, nutrição e saúde mental.

Na Europa, o cancro da mama é o mais frequente entre as mulheres. À Lusa, o presidente da Associação Cuidadores de Portugal — que é membro da direção da rede europeia Eurocarers que conta com mais de mais de 70 organizações de 26 países — descreveu que esta ‘app’ gratuita foi desenvolvida pelo Centro Universitário e Tecnológico do Chipre, no âmbito de um projeto de um consórcio internacional que junta instituições de Portugal, Itália e Chipre.

“O objetivo é promover a prevenção do cancro da mama e a promoção da saúde da mulher. As cuidadoras informais podem descarregar a ‘app’ para uso em telemóvel e aceder a conteúdos, aderir ao rastreio do cancro da mama, ver como se faz o autoexame da mama, entre outras ferramentas”, enumerou o responsável.

A ‘app’ Prolepsis também garante um lembrete que ajuda as cuidadoras a saber recordar os próximos agendamentos para mamografias ou autoexames da mama.

Os utilizadores também podem usar o ‘chat’ da aplicação para partilhar experiências, conversar ou convidar outras pessoas a aderir ao programa.

LUSA