Aprenda a detetar se doenças cardiorrespiratórias estão a matar os seus animais

Os cães e gatos sofrem com várias patologias cardiorrespiratórias que lhes tiram anos e qualidade de vida sem que os donos se apercebam disso. A idade avançada torna mais comuns as doenças crónicas ou oncológicas, mas os mais novos não estão livres destes problemas. São normalmente afetados por patologias congénitas, infecciosas ou causadas por parasitas.

“É essencial fazer-se um diagnóstico precoce de forma a aumentar a eficácia dos tratamentos. Com base na nossa experiência do dia-a-dia no Hospital Veterinário Montenegro, podemos também afirmar que a prevalência destas doenças tem vindo a aumentar e foi também isso que nos levou a eleger as patologias cardiorrespiratórias como tema do XII Congresso Hospital Veterinário Montenegro”, explica ao Delas.pt Luís Montenegro, diretor clínico do Hospital Veterinário Montenegro.

Para salvar a vida aos seus animais de estimação é importante que esteja atenta aos vários sintomas destas doença (pode ver quais são os mais frequentes, segundo o veterinário, na galeria de imagens acima), principalmente no inverno. “Tal como acontece com os humanos, a exposição a grandes amplitudes térmicas, ou seja, a diferença entre a temperatura no interior das casas e a da rua, deixa os cães e gatos mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças cardiorrespiratórias”, sublinha o veterinário.


Os artigos mais lidos:
A doença da bexiga que já afeta mais de um milhão de portugueses
Justin Timberlake faz declaração de amor no aniversário de Jessica Biel
As tendências de cabelo apresentadas em Paris


Na opinião do especialista é essencial que os donos saibam aplicar técnicas de primeiros socorros aos animais para evitar que este tipo de doenças seja fatal. No entanto, ainda são poucos os portugueses que mostram interesse por aprender estas técnicas de reanimação.

“Esta vontade de aprender verifica-se principalmente por parte de elementos dos bombeiros. É essencial que os tutores tenham conhecimento de algumas técnicas básicas de primeiros socorros a animais, pois vão sempre existir momentos em que estes vão ter necessidade de serem resgatados de uma situação crítica”, acrescenta Luís Montenegro.