Aprenda a fazer a carbonara clássica de Jamie Oliver

carbonara jamie oliver
Fotografia: David Loftus

Se é fã de comida italiana, mas nunca consegue reproduzir exatamente o seu sabor, o livro ‘Jamie e a Cozinha Italiana’, de Jamie Oliver, lançado pela Porto Editora, promete resolver o problema. Nesta edição de capa dura e com fotografias de David Loftus e do próprio Jamie Oliver, o conhecido chef britânico mostra como fazer as receitas mais tradicionais da gastronomia daquele país, que visitou de norte a sul, e onde teve contacto com os cozinheiros locais, guardiões dos segredos da cozinha italiana.

No livro, encontram-se, entre outras, receitas de entradas (antipasti), saladas, sopas, massas, arroz, pratos de carne, peixe, acompanhamentos e sobremesas. Os ingredientes são variados e os graus de dificuldade também. Para se aventurar com algum grau de segurança e sucesso, reproduzimos a receita da massa a carbonara clássica – com um toque de pão ralado crocante e cogumelos.

Receita para quatro pessoas (30 minutos), retirada do livro:

Ingredientes:
80 g de guanciale (bochecha de porco curada) ou pancetta fumada
10 g de cogumelos porcini secos
2 pés de alecrim
80 g de pão rústico seco
1/2 c. de sopa de pimenta-preta em grão
300 g de esparguete ou bucatini
2 ovos grandes
50 g de queijo parmesão

“Apare a pele do guanciale, corte-a grosseiramente e coloque-a num triturador com os cogumelos. Adicione as folhas de alecrim e o pão cortado em pedaços, triture até obter um pão ralado grosseiro, e toste numa frigideira grande em lume médio, até alourar, mexendo com frequência. Em seguida, transfira para uma tigela e reserve para usar mais tarde. Na frigideira, torre rapidamente os grãos de pimenta, transfira-os para um almofariz, triture-os, até obter uma consistência fina, e passe através de um coador, deitando fora os resíduos. Retire a frigideira do lume durante uns minutos para arrefecer um pouco.

Coza a massa num tacho com água a ferver temperada com sal de acordo com as instruções da embalagem. Entretanto, corte o guanciale em pedaços de 1/2 cm, transfira-os para a frigideira com a pimenta, coloque-a em lume médio e deixe a gordura derreter e alourar. Em seguida, bata os ovos numa tigela, adicione a maior parte do parmesão ralado e volte a bater bem.

Com uma pinça, transfira o esparguete para a frigideira com o guanciale, levando ainda alguma água da cozedura para parar a fritura. Mexa bem para misturar todos os sabores maravilhosos, retire do lume e – isto é muito importante – aguarde 2 minutos para a frigideira arrefecer antes de adicionar os ovos (se estiver muito quente, os ovos ficam logo cozinhados; se tiver cuidado, obterá uns ovos suaves, aveludados e perfeitos). Vá mexendo a massa e adicione os ovos, deslassando com um pouco da água da cozedura, se necessário. Distribua de imediato pelos pratos, polvilhe com o parmesão restante finamente ralado e sirva com o pão ralado dourado.”

AT

Jamie Oliver oferece refeições às 125 famílias desalojadas em incêndio em Londres