É sem dúvida a bebida da estação e perdoa-se o mal que faz pelo bem que sabe. O difícil é encontrar um chocolate quente excecional, feito com chocolate de barra (e não em pó) e com muita cremosidade. Este, cuja receita vamos hoje partilhar, cumpre todos os requisitos: cremoso, com a textura certa e sem adição de açúcar.

O segredo está, não só na qualidade do chocolate, mas também na junção das natas ao leite, o que lhe confere uma textura quase aveludada. Assim explica o sub-chef de pastelaria do Four Seasons Ritz Lisboa, Diogo Lopes um dos responsáveis por esta bebida quente, que está disponível no novo lanche da tarde do hotel, o Chá da Tarde de Chocolate.

Só o chocolate quente, custa 12,50 euros, mas pode fazê-lo em casa, seguindo as instruções do chef pasteleiro.

Ingredientes
– 250 ml de leite
– 250 ml de natas frescas
– 125 gramas de chocolate negro 72% (Valrhona Araguani, neste caso)
– 125 gramas de chocolate negro 55% (Valrhona Equatoriale, neste caso)
– Vagem de baunilha (opcional)

Preparação
Comece por juntar a mesma quantidade de leite e de natas no mesmo tacho. Vá mexendo com uma vara de arames até começar a ferver, sem deixar reduzir muito as natas. Se quiser, pode juntar também a vagem de baunilha. Aplique um corte longitudinal com uma faca, retire as sementes da baunilha e junte-as ao tacho, assim como a vagem (depois pode retirá-la). Quando a mistura de leite e natas começar a ferver, adicionar 250 gramas de chocolate e deixar derreter, mexendo sempre. Servir ainda quente.

O chef pasteleiro do Four Seasons Ritz Lisboa, Diogo Lopes, utiliza o chocolate preto da marca francesa Valrhona, em duas variedades: Equatoriale (55% de cacau) e Araguani, com uma maior percentagem de cacau (72%). Encontra-se em formato de tablete, por exemplo, no El Corte Inglés ou no site oficial da Valrhona.

 

 

Cansada de bolo de chocolate? Este de laranja e coco é fácil e rápido

O mais fácil bolo de chocolate do mundo