Aprenda a fazer o seu próprio kit natural de saúde

Há vários problemas de saúde que podem ser combatidos por plantas, sem ser preciso recorrer aos antibióticos que se vendem nas farmácias e são tudo menos naturais. Para que se deixe de consumir medicamentos de forma contínua, Miriam Borovich lançou o livro 15 plantas medicinais que podem arruinar as farmacêuticas. Na obra, a naturopata revela soluções naturais e eficazes para resolver várias doenças.

“Fazer um kit natural personalizado com as substâncias ativas de plantas naturais, bem como cultivar algumas delas em vasos ou no jardim da sua casa, é uma opção saudável e, para além disso, um modo de compreender até que ponto a saúde também depende da forma como entendemos o meio à nossa volta”, pode ler-se no livro de Miriam Borovich.


Leia também o artigo: Conheça o método natural para eliminar o acne


Contudo, a naturopata deixa claro que o livro não vem substituir o atendimento de um profissional de saúde. “Nem pretende substituir os tratamentos com medicamentos que são necessários; trata-se de saber que o cuidado da saúde está em cada um de nós. Cada pessoa é diferente e sentir-se-á melhor com coisas distintas”, escreveu a autora.

Veja, na galeria de imagens acima, as 15 plantas que têm de fazer parte do seu kit natural de saúde e as melhores maneiras de aproveitar os princípios ativos de cada uma. Todas funcionam como vacinas naturais e podem ser cultivadas no seu jardim ou terraço.

O facto de o kit ser natural não exclui, porém, a possibilidade de o seu corpo vir a ter várias reações tóxicas a estas plantas. Segundo a naturopata podem registar-se efeitos negativos caso consuma uma dose excessiva de um princípio ativo, se engane na espécie que adquiriu ou exista interação com outros medicamentos.

Ficha técnica do livro:

Livro 15 plantas

15 plantas medicinais que podem arruinar as farmacêuticas, Miriam Borovich. Editora Nascente, 13,99 euros