Aprenda a lavar o cabelo tal como no cabeleireiro

happy young woman at hair salon
[Fotografia: Istock]

A forma como lavamos é determinante para que este se mantenha saudável e bonito. O primeiro mito a desfazer é o de que lavamos apenas os fios de cabelo, quando na realidade o que limpamos em primeiro lugar é o couro cabeludo – não é por acaso que as mães mandam sempre as crianças lavar a cabeça e não a cabeleira.

Para saber qual é a forma mais correta de lavar a cabeça o Delas.pt falou com Cidália Ferreira, responsável de educação Kérastase e Shu Uemura. “Antes de mais é preciso saber qual é gama de champô mais adequada ao nosso cabelo”, começa por esclarecer a especialista, um conselho que também já nos tinha sido dado por Rita Pereira.

Uma noz bem espalhada é o suficiente

O segundo passo é definir “a quantidade ideal de champô, normalmente é 10 ml em cada lavagem, que é o equivalente a uma noz. Esta é uma medida global, claro que se o cabelo for muito denso poderá ser necessário utilizar um pouco mais de produto”. Já no que diz respeito aos condicionadores e máscaras a quantidade média é de 15ml a 20 ml.

Para o que o cabelo fique bem lavado é ainda fundamental que se faça a distribuição correta do produto por toda a cabeça, aproximadamente em cinco pontos, evitando a tendência natural que quase todas temos para colocar mais champô no cocuruto da cabeça – o que provoca um mais desgaste na zona e estimular uma produção sebácea mais intensa nessa zona. De acordo com a especialista “devemos começar por massajar o produto na mão e distribui-lo em pequenas quantidades ao longo da cabeça. Começar por trás e por baixo e ir subindo”.

Após a lavagem com champô segue-se a aplicação da máscara ou condicionador que deve ser feita dividindo “o cabelo em dois e aplicar o produto dos meios para as pontas. A não ser que seja um cabelo muito seco ou danificado, e nesse caso podemos fazer a aplicação desde mais de cima”.

A massagem faz toda a diferença

A técnica de bem lavar a cabeça não se limita a medidas aritméticas, também na mecânica do movimento existe alguma ciência. “É importante envolver o cabelo de forma a que ele não fique muito embaraçado. O ideal é colocar as mãos com os dedos bem abertos no couro cabeludo e ir fazendo movimentos circulares, deslizando os dedos suavemente pelo fio de cabelo. Esta massagem além de limpar o cabelo ajuda a estimular a micro-circulação que é algo muito importante para o folículo do cabelo”, explica Cidália Ferreira.

Para aplicar a máscara ou o condicionador o ideal é espremer bem o cabelo, mas nunca torcer o cabelo. O ideal era fazer isto com uma toalha, sem nunca friccionar cabelo, isto porque a fricção desgasta o cabelo”, acrescenta.

Também na hora de livrar o cabelo da espuma a mecânica das mãos é fundamental, devendo ser feita de forma contínua e linear ao longo da cabeleira, com os dedos abertos para funcionar como pente e ajudar a desembaraçar, sobretudo depois da aplicação da máscara ou condicionador.

Se seguir todos estes conselhos e outros truques que revelamos na galeria irá conseguir em casa um cabelo tão bem lavado e brilhante, como quando sai do cabeleireiro.

15 óleos que pode usar no cabelo e no corpo