Armani cancela desfiles em Milão e Paris devido à Ómicron

Giorgio Armani Instagram
[Fotografia: Instagram/Giorgio Armani]

A progressão da covid-19, nomeadamente a variante Ómicron, levou o grupo de moda italiano Giorgio Armani a suspender os desfiles de alta costura marcados para este mês de janeiro, em Milão, Itália, e em Paris, França.

Segundo o comunicado, estão adiadas as apresentações de alta costura Armani Privé, que decorre na capital francesa, e a de moda masculina em Milão: Giorgio Armani. “A decisão foi tomada com grande pesar e após reflexão cuidadosa e à luz do agravamento da situação epidemiológica”, declarou a casa de luxo em comunicado emitido ainda na terça-feira, 4 de janeiro.

“Tal como o designer expressou em múltiplas ocasiões, os desfiles são ocasiões cruciais e irrepetíveis, mas a saúde e segurança de empregados e público devem ser, uma vez mais, prioridades”, afirmou a assessoria do designer. Recorde-se que a semana da Moda de Milão tinha anunciado, em dezembro, que 22 marcas iriam fazer desfiles com público e onde optariam por apresentação digital, mas decisões começam agora a ser revertidas devido às altas taxas de contágio.

Recorde-se que, já em 2020, a Armani tinha tomado a dianteira ante a recém-chegada epidemia à Europa – e com especial incidência em Itália. Há cerca de dois anos, foi a primeira marca de moda de luxo a decidir fazer apresentações online e sem público presencial, evitando contágios. Recorde-se que a designer portuguesa Alexandra Moura era um dos nomes presentes no certame e acomodou decisão semelhante para a sua passerelle

A semana de moda de Milão vai decorrer de 14 a 18 de janeiro e para coleções outono/inverno 2022/2023 e a de Paris entre 24 e 27 deste mês.