Aromas que promovem a calma e o bem-estar

pexels-pixabay-460257
[Fotografia: Pixabay/Pexels]

Há odores que elevam a moral e o bem-estar sem que nos apercebamos disso. Seja pela memória que evocam, seja pelas propriedades intrínsecas a cada um, eles têm a capacidade de devolver sensações que ‘aquecem‘ nestes primeiros dias frios e mais cinzentos.

Ao todo, e segundo os especialistas, há três aromas que se destacam e que trazem benefícios às emoções e ao cérebro. Uma escolha que não exclui os que cada uma guarda por via de memórias antigas e que têm a capacidade calmante

Café: Cheirar os grãos aumenta a autoconfiança e melhora o desempenho cognitivo, segundo apuraram investigadores com estudo publicado no Journal Of Environmental Psychology. Mais do que serem já conhecidos os benefícios do consumo na eficácia e no desempenho de tarefas, Adriana Madzharov, professora da Stevens School of Business, vinca que “a expectativa (ligada aos efeitos conhecidos do café) era, pelo menos, parcialmente responsável por um incremento do desempenho”.

Cítrico: Calmantes, eles têm efeito sobre estados de ansiedade e de alguma tensão, para além de carregarem consigo alguma leveza, alegria e memória de tempos menos frios e sombrios.

Água de rosas: Segundo a Health Magazine, de entre as propriedades, destaque para as capacidades antidepressivas e calmantes quando inalado este aroma.