Arroz doce preto

Arroz doce preto

Se gosta de arroz doce vai ter de provar esta versão alternativa da receita. Para o empratamento, de modo a dar maior requinte ao prato, pode optar por servir num copo de cocktail, cobrir o arroz doce preto com uma colher de sopa cheia de crumble e finalizar com raspa de lima e uma rodela de lima desidratada.

Ingredientes (4 pessoas):

170g de arroz preto
400ml de água
700ml de leite gordo
250g de açúcar branco
70g de manteiga com sal
4 lascas de vidrado de limão
1 lima
3 gemas de ovo
4 bagos de cardamomo
1 pau de canela
Sal q.b.

Preparação:

Coloque o arroz e a água num tacho, juntamente com os aromáticos (junte o cardamomo mais para o fim da cozedura, para não perder intensidade). Se necessário junte mais água, caso o arroz ainda não esteja cozido. Quando o arroz estiver cozido, junte lentamente o leite previamente aquecido, para libertar alguma goma do arroz. Depois junte o açúcar, mexa lentamente e deixe ferver mais um pouco.

Numa taça, bata as gemas com um garfo, juntando-lhes um pouco do arroz, de forma a ganharem temperatura e não talharem, depois junte-as ao arroz do tacho.

Ferva em lume muito brando por mais 4 a 5 minutos. No fim retire do lume e junte a manteiga.

Ingredientes para o crumble:

35g de farinha
35g de manteiga
35g de açúcar
20g de flocos de coco
20g de manga desidratada
20g de amêndoa laminada

Preparação:

Junte e misture bem todos os ingredientes, coloque-os num tabuleiro e leve ao forno, pré-aquecido a 160/170ºC., durante aproximadamente 10 minutos. Vá misturando, de vez em quando, até ganhar uma cor dourada. Retire, deixe arrefecer e parta o preparado em pedaços o mais pequenos possível, com a ajuda de um almofariz ou de um processador, mas não desfazendo demasiado.

Ficha técnica do livro:

The Best I Can

The Best I (N) Can. Editora Casa das Letras, 23,90 euros