As 10 coisas que os pais fazem e que envergonham os filhos

Começamos este parágrafo por afirmar que (quase) toda a gente se vai identificar com este cenário: aquele momento constrangedor em que já nos sentimos verdadeiramente envergonhados por uma qualquer ação dos nossos pais. Seja pelo beijinho inconveniente à porta da escola ou pelo puxão de orelhas à frente dos amigos, toda a gente, em algum momento da vida, passou por situações embaraçosas destas.

Anda cá dar um beijinho à mamã” ou “agasalha-te bem para não ficares doente” são duas daquelas frases tipicamente proibidas quando está com o seu filho ou filha e os seus amigos. É que, convenhamos, chega a uma altura da vida em que eles entram no limbo entre a infância e a adolescência e as coisas complicam-se. Querem ser independentes mas não sabem bem como, e um dos primeiros sinais é precisamente o desconforto em relações a situações como estas.

Mesmo que não tenha filhos, apostamos que se vai recordar de alguns destes momentos. Que levante o braço quem nunca teve que fazer um grande ‘adeus’ com a mão para ver se a mãe se ia embora ou teve que tapar a cara de cada vez que o pai tentava usar uma expressão mais juvenil. Percorra a galeria de imagens acima e fique a par de (pelo menos) 10 coisas que os pais fazem e que deixam os filhos envergonhados.

Há um tipo de pais que tende a ter filhos problemáticos