15 respostas que precisa saber sobre os primeiros dias de um bebé

iStock-1084242842
[Fotografia: iStock]

Muitos sorrisos e ainda mais incertezas. É natural que uma mulher que acaba de ser mãe pela primeira vez tenha imensas dúvidas sobre como cuidar do filho. Quer seja devido a não saber o porquê de o bebé estar a chorar, ou o porquê de as fezes estarem com uma cor estranha, a verdade é que muitas mulheres começam a sentir-se incapazes de cuidar de uma criança.

A médica pediatra Maria do Céu Machado e ex-presidente do Infarmed (Autoridade Nacional de Medicamento) quer dissipar dúvidas e responde às questões mais frequentes que as recém-mamãs têm.

Com base no livro que a pediatra e autora acaba de lançar, Nasceu o Nosso Bebé…E Agora?, publicado pela editora Influência, Maria do Céu Machado fala ao Delas.pt sobre as 15 dúvidas mais recorrentes de quem se estreia na maternidade e esclarece outros pontos que abalam as mães e os pais de primeira vigem.

1- O meu leite é suficientemente forte?

Nos primeiros dias após o nascimento de um bebé, o leite materno tem uma composição diferente, com mais proteínas e menos calorias. Nas primeiras duas semanas, é um leite de transição, pelo que, a médica pediatra diz ser aconselhável que “durante o primeiro mês de vida, dê de mamar ao seu bebé sempre que ele chorar”.

[Fotografia: iStock]

2- Quando vai cair o coto umbilical?

Por norma, cai na primeira semana, embora se possa manter até aos 15 dias de vida do bebé. Não coloque nenhum produto ou desinfetante. “Não há nenhum dado científico que diga que fazer tal ajuda à cicatrização”, explicou. Lembre-se de lavar sempre as mãos antes de mexer no seu recém-nascido e deixe sempre o coto umbilical fora da fralda. Se notar que há sinais de infeção, fale com o seu médico.

3- Que vacinas são dadas na maternidade?

A primeira dose da vacina contra a hepatite B é administrada no hospital e, por norma, não causa nenhuma reação ao bebé. Já a vacina contra a tuberculose (BCG) deve ser administrada se houver casos da doença na família, se viver num bairro onde a taxa de infetados com tuberculose for grande ou se a família e amigos próximos viajarem para países de risco.

4- Como devo levar o bebé para casa?

Primeiro, deve comprar um sistema de retenção também conhecido como ovo. Após ter adquirido o objeto de segurança, deve aprender como o colocar no carro de forma adequada. Se tiver dificuldades, peça a alguém para lhe explicar como o deve utilizar.

5- O bebé pode sair à rua?

Maria do Céu Machado diz que “não é aconselhável que durante o primeiro mês de vida o bebé saia de casa”. O sistema imunológico do recém-nascido é ainda muito vulnerável pelo que se torna fácil contrair doenças, especialmente se o levar para ambientes poluídos ou com muitas pessoas. Se quiser sair, peça a alguém próximo para ficar a tomar conta do seu filho.

[Fotografia: iStock]

6- Quando posso dar banho ao bebé?

Muitas mulheres pensam que não devem logo dar banho aos recém-nascidos, mas a verdade é que o pode fazer a partir do primeiro dia. Opte por o fazer ao fim da tarde, uma vez que vai ajudar a estabelecer um horário noturno, pois o bebé fica relaxado. Tenha atenção à temperatura da água: abra as duas torneiras – quente e fria -, mas feche sempre a água quente primeiro. “A pele de um recém-nascido é extremamente sensível o que a torna mais suscetível a agressões externas”, explicou a médica. Por essa razão, não precisa de dar banho ao seu filho diariamente. Opte por alterná-lo com uma limpeza parcial com um produto adequado.

7- Como sei se a urina e as fezes são normais?

É normal que nos primeiros dias a cor das fezes do seu bebé sejam verdes escuras e com uma consistência pegajosa. A isso chama-se mecónio e é algo normal. Quando o recém-nascido é alimentado ao peito, as fezes devem ser líquidas e granulosas de cor amarelada. Já quando o alimenta com leite artificial, as fezes devem ser duras e de uma cor cinzenta esverdeada. Quanto à urina, esta deve ser de uma cor de tijolo nos primeiros dias, mas se se prolongar, deve consultar o médico.

8- Quando devo ir à primeira consulta?

Até ao sexto dia depois do nascimento do bebé deve ir ao centro de saúde fazer o rastreio neonatal, caso este não tenha sido feito no hospital. Já a primeira consulta deve ser feita na primeira ou na segunda semana de vida. Nessa mesma consulta, peça ao médico ou a um enfermeiro que lhe registe todos os aspetos importantes para a idade do bebé. Esta informação poderá ser útil para outras consultas.

9- Será que o meu bebé está com icterícia?

Quando o seu bebé tem a pele e as mucosas numa cor amarelada, desde que não seja intensa, é normal. Mas se notar que é intensa, tem de falar com o seu médico com urgência, pois pode ser sinal de icterícia. Isto pode acontecer devido à amamentação insuficiente, acompanhada de perda de peso acentuada.

[Fotografia: iStock]

10- Arrotar é mesmo necessário?

Em alguns bebés mais sôfregos e que engolem muito ar, é aconselhável que este arrote, caso contrário pode ficar maldisposto e bolçar. O que deve fazer é encostar o recém-nascido ao ombro e dar palmadinhas nas costas. Se ele tiver soluços, essa é mais uma razão para insistir.

11- Bolçar é normal?

Até às 12 semanas de vida, bolçar é algo normal. Se este padrão evoluir para jatos de vómito, aumento de peso, ar confortável e bons sonos, não tem razões para se preocupar.

12- O que não devo comer para o bebé não ter cólicas?

Procure evitar o chocolate pois este promove a libertação de histamina e pode ser a causa de cólicas no bebé. Laticínios como o iogurte, manteiga e queijo são permitidos até atingirem os 0.5 litros por dia. O marisco é totalmente desaconselhável pois o recém-nascido pode ficar cheio de borbulhas que lhe podem causar incómodo e fazer com que o bebé chore mais por estar agitado e desconfortável. Quanto à fruta deve evitar comer morangos, kiwis e ameixas. É permitido beber um sumo de laranja por dia. As couves, saladas, feijão e cebolas também podem ser causadoras de gases e cólicas. Se estava habituada a beber café e chá, não se preocupe porque pode continuar a beber um ou dois por dia.

13- Em que posição devem dormir?

“A posição correta para dormir é de barriga para cima”, quem o afirma é a médica pediatra. Mas tenha em atenção à cabeça. “A posição natural de um bebé é virar a cabeça para um dos lados e muitas vezes eles ficam com um achatamento do lado da cabeça”, explicou. Opte por utilizar uma almofada especial – conhecida como mimos – que tem uma concavidade no centro que ajuda a prevenir as deformações. Por outro lado, o facto de o bebé dormir de barriga para cima também “pode alterar os movimentos dos membros inferiores”. A doutora aconselha a que o bebé seja deitado de barriga para baixo durante curtos períodos durante o dia e sempre com a supervisão dos pais, para “desenvolver os movimentos dos membros e este deve ser feito na primeira ou na segunda semana de vida”.

[Fotografia: iStock]

14- Devo habituar o bebé à chupeta logo na primeira semana?

A chupeta pode ser dada quando o recém-nascido “pega” bem no peito da mãe. Nos primeiros 12 meses, se o bebé não conseguir estar sem a chupeta, não há problema, mas depois deste tempo, deve ser usada apenas para adormecer. A médica pediatra Maria do Céu Machado diz que “se os bebés começarem a chuchar no dedo, isso pode fazer com que o maxilar seja puxado para a frente devido à pressão”. Opte por substituir a chupeta por com outro objeto de conforto como um coelho ou outro animal em tecido lavável.

15- As visitas podem dar beijos ao meu filho?

Maria do Céu Machado diz que “não é aconselhável que tenha visitas na primeira semana, pois este é um tempo para descansar”. Depois disso, pode ter visitas, mas em modo ‘consulta de médico’. Combine previamente uma hora para que a pessoa possa ir até sua casa, mas apenas durante meia hora. Pessoas que estiverem com febre, tosse, ranho, diarreia ou herpes labial não se devem aproximar do bebé.