As 20 atletas portuguesas que vão disputar os Europeus de Atletismo

Pela primeira vez, os Campeonatos de Europa de Atletismo vão estar integrados num conjunto de provas semelhante a uns mini jogos olímpicos disputados no velho continente. E se as modalidades como os desportos aquáticos, ciclismo, remo, golfe, triatlo e ginástica terão como cenário a cidade de Glasgow, na Escócia, os amantes do atletismo podem concentrar atenções em Berlim.

Durante seis dias, entre hoje, 7 de agosto, e dia 12, o Estádio Olímpico da capital alemã é o palco onde quase 1500 atletas mostrarão o que valem. 50 nações disputam um lugar no pódio, e Portugal não é exceção. Destaque para a participação feminina – no total serão 20 atletas, a que se juntam 15 elementos masculinos, todos na defesa das cores nacionais.

Recorde-se que há dois anos, o hino português fez-se escutar por mais que uma vez durante os Europeus em Amesterdão. Portugal arrecadou seis medalhas, três das quais de ouro, e os louros pertenceram então a Sara Moreira, na meia-maratona, e Patrícia Mamona, no triplo salto. O país garantiu ainda o ouro a título coletivo na meia maratona graças à participação de Jéssica Augusto, medalha de bronze. Por sua vez, Dulce Félix trouxe para casa a prata nos 10.000m e Tsanko Arnaudov o bronze no lançamento do peso.

É com o otimismo na bagagem que seguem as nossas atletas, que dão cartas no disco e no triplo salto, na marcha e no heptatlo, habitualmente ao serviço de clubes como Benfica (SLB), Sporting (SCP), Clube Oriental de Pechão (COP, Olhão), Academia Fernanda Ribeiro (ACF), Juventude Vidigalense (JV) ou Clube de Natação de Rio Maior (CNRM).

Conheça-as uma a uma na fotogaleria e acompanhe as provas em direto nos canais Eurosport.

10 atletas olímpicas portuguesas para seguir no instagram