As autoras que Obama anda a ler

Obama

Já é uma tradição estival, conhecer o elenco de títulos que acompanham o ex-presidente dos EUA durante este período de férias. E se em junho Barack Obama revela andava de volta do tema da desigualdade, seguindo-se, em julho, um mergulho na literatura africana, por ocasião da visita àquele continente, entretanto o antigo líder norte-americano partilhou no seu Facebook as escolhas mais recentes, e boa parte do menu contempla nomes femininos.

“Uma das minhas partes preferidas do verão é decidir o que vou ler quando as coisas abrandam, seja nas férias ou numa tarde descontraída”, descreve Obama, que elegeu um par de romances, um livro de memórias e ainda uma obra de V.S.Naipul, que morreu na semana passada.

Entre as recomendações estão assim “Educated” (2018), o best seller da escritora e historiadora norte-americana Tara Westover, de 31 anos, que recorda o seu crescimento no seu de uma família mormon, distante de uma educação formal.

“An American Marriage” (2018) é outra das obras com assinatura no feminino, a cargo de Tayari Jones. O romance segue um casal recente cuja vida é abalada depois do marido ser acusado de violação e condenado a 12 anos de prisão.

 

Por fim, o ex-presidente sugere ainda a leitura de “Factfulness: Ten Reasons We’re Wrong about the World—and Why Things Are Better than You Think”, outro título de 2018, agora no capítulo da não ficção, da autoria de Hans Rosling, com participação de Ola Rosling e Anna Rosling Rönnlund, a designer sueca que, com o marido Ola desenvolveu o Trendalyzer, um software interativo para visualizar informações estatísticas. Um favorito de Bill Gates que aponta para “o potencial do progresso humano quando pomos os factos à frente dos nossos olhares enviesados”, descreve Barack.

Se dominar a língua inglesa, encontra pelo menos os dois primeiros disponíveis na Fnac.

Barack e Michelle Obama refletem sobre os oito anos na Casa Branca

Michelle Obama: 15 coisas que não sabe sobre ela