As ‘cuecas da avó’ estão de volta?

Deixemo-nos de tangas porque estas parecem já ter perdido o prazo de validade. As ‘cuecas da avó’, maiores na zona das nádegas e consideradas (quase sempre) mais confortáveis, viraram moda e têm vindo a ocupar lugar na gaveta da roupa íntima das mulheres de hoje em dia.

Depois de anos a serem desprezadas em detrimento de cuecas mais pequenas, o mercado virou-se para elas. Além de surgirem nas passerelles, como no caso do último desfile de Vitoria’s Secret em novembro de 2017, outras marcas de lingerie têm apostado nelas e a verdade é que à venda encontram-se modelos para todos os gostos – como pode ver na galeria de imagens acima.

A diversidade é mais do que muita e desengane-se quem acha que este modelo é chato, pouco sexy e nada divertido. À escolha existem ‘cuecas da avó’ para todos os gostos: de cintura alta, média ou baixa; feitas de algodão, microfibra, renda, lycra ou outros materiais; e ainda de diversas cores e com ou sem pormenores, como laços, bordados ou transparências. Será por isto que hoje é cool ter umas? Ou simplesmente se conseguiu aliar sensualidade a conforto?

Nas redes sociais é possível encontrar fotografias partilhadas por influencers e celebridades, nacionais e internacionais, com a típica ‘cueca da avó’ – como mostram as fotografias abaixo –, o que possivelmente contribuiu para a adesão do sexo feminino em gerações mais novas. No entanto, há quem veja no regresso da ‘cueca da avó’ um gesto feminista, pelo facto de as mulheres optarem pelo conforto e bem-estar próprio em detrimento da sensualidade e do querer agradar ao outro.

Da esquerda para a direita: Daniela Melchior (atriz portuguesa), Kim Kardashian (celebridade norte-americana), Sara Sampaio (modelo portuguesa) e Paris Hilton (atriz e DJ norte-americana). Imagens: Instagram

Independentemente de se tratar de moda ou de feminismo, a verdade é que a cueca tanga tem vindo a perder força e, apesar de considerada um símbolo de sensualidade nos anos 80 e 90 do século passado, é já considerada uma peça retro e de nicho, ficando na memória das jovens dessa altura como algo desconfortável e que catapultou a tendência VPL (Visible Panty Line – linha de cueca visível, em português) moda que consistia em deixar a tanga visível, mantendo-a por cima da cintura baixa das calças utilizadas na altura.

Percorra a galeria de imagens acima e veja alguns modelos ‘cueca da avó’ que conseguem ser confortáveis sem deixar de ser sexy.

[Imagem de destaque: iStock]

Glossário das cuecas e mais umas quantas informações