As diferenças entre as tendências balayage e californianas para que consiga distinguir

cabelos istock
[Fotografia: Istock]

O cabelo iluminado é, sem dúvida, a tendência do verão. Entre as principais técnicas de coloração para o conseguir, a balayage e as californianas são as mais solicitadas.

Apesar de ambas terem muito em comum, tendo em conta que são bastante discretas e se adaptam ao tom natural do cabelo, sem implicar uma mudança radical de base ou a manutenção constante, também têm diferenças.

A técnica francesa balayage tem o propósito de aclarar o tom do cabelo, de forma natural, conferindo volume e a luminosidade aos fios. A cor é aplicada da raiz às pontas, com pincel e à mão livre, para conseguir um degradé que ilumine o tom de base dos cabelos, sem marcar.

o efeito das californianas procura imitar o efeito natural que o sol tem nos cabelos. Com esta técnica é possível dar muita luz aos cabelos, dando um efeito de degradação natural mais acentuado e extremo do que a balayage, por ser aplicado do meio às pontas e não da raiz.

As mechas das californianas são mais agressivas, pois para realizá-las implica preparar previamente o cabelo e aplicar um descolorante numa folha de alumínio, sendo mais adequadas para cabelos claros. Ao contrário da balayage, que funciona com todos os tipos de comprimentos e cores.