As fotos poderosas de uma mãe após cesariana

Depois de ter sido mãe por duas vezes, a fotógrafa Natalie McCain estabeleceu como missão de vida ajudar mulheres de todo o mundo a verem a beleza das mudanças que ocorrem nos seus corpos sempre que colocam um filho no mundo. Dessa ideia nasceu o blogue ‘The Honest Body Project’ (‘Projeto Corpo Honesto’, em português) e o livro exatamente com o mesmo nome, onde reúne testemunhos e fotografias destas mulheres, sem qualquer retoque no Photoshop ou filtros.

Jacqueline foi a protagonista da mais recente sessão fotográfica (pode ver na galeria de imagens acima, bem como fotos de outras sessões), no início deste mês. Apesar de já ter sido mãe de três crianças, esta mulher enfrentou o medo de nunca vir a poder realizar o sonho da maternidade depois de, aos 24 anos, lhe ter sido diagnosticada uma endometriose – doença caracterizada pela presença do tecido que reveste o interior do útero fora da cavidade uterina e que deixa 30% das doentes estéreis.

A cesariana do parto da terceira filha, que nasceu há pouco mais de um mês, mudou-lhe o corpo. Sem qualquer preconceito foi ainda com algumas dores que aceitou fazer a sessão fotográfica com o nome “My body did not fail me” (“O meu corpo não me falhou”, em português). Para Jacqueline, as cicatrizes são sinais de um sonho cumprido.

“Depois de cinco dias em trabalho de parto acabámos por fazer uma cesariana. Ouvi falar muito de outras mães que desejavam que os seus corpos não ficassem com marcas. Garanto que não planeei uma cesariana, não queria, mas o meu corpo não me falhou”, pode ler-se no testemunho de Jacqueline no blogue ‘The Honest Body Project‘.

Natalie McCain não podia ter ficado mais satisfeita com a atitude da sua mais recente modelo e agora só deseja que a mensagem se espalhe a outras mulheres que vão ter de lidar com marcas de uma cesariana.

“Desde que comecei o ‘The Honest Body Project’ em 2015 que tenho recebido inúmeras mensagens de mães que estão a lutar pela autoestima após cesarianas. Quando fotografei a Jacqueline ela ainda tinha os pontos da cirurgia e ainda estava com dores. Só conseguia pensar no quão forte ela era, quão inspiradora por pousar nesta sessão fotográfica e fiquei espantada com ela e com o corpo dela”, recordou Natalie McCain ao site Scary Mommy.

Veja o vídeo com algumas fotos do projeto:

a carregar vídeo