As icónicas fotografias de Norman Parkinson à vista de todos em Cascais

O Centro Cultural de Cascais é o lugar escolhido para receber a primeira etapa da exposição internacional itinerante ‘Norman Parkinson: Sempre na Moda’. Esta mostra retrospetiva, inédita em Portugal, do trabalho do fotógrafo britânico que revolucionou a fotografia de moda no século XX, está patente naquele espaço a partir desta sexta-feira, 28 de setembro, e fica até 20 de janeiro de 2019. Depois disso passará por vários países.

A mostra reúne 80 fotografias que refletem a transformação da moda feminina, ao longo desse século e que redesenharam a forma como esta foi sendo comunicada ao longo de décadas, revelando ao mesmo tempo as diferentes fases de produção do fotógrafo.

Nascido a 21 de abril, de 1913, em Londres, Norman Parkinson desenvolveu ao longo de 56 anos de carreira um estilo distinto. Começou na fotografia nos anos 30, na Grã-Bretanha do pós-guerra, fotografou a austeridade da moda imposta pelos anos negros da II Guerra Mundial, o new look parisiense dos anos 50 e o London swinging nos anos 60, até ao glamour e brilho dos anos 70 e 80. Continuou sempre a trabalhar até à sua morte, em 1990.

As suas fotografias ganharam notoriedade pelo conceito de colocar as modelos em locais da vida quotidiana ou ambientes exóticos, o que chamou a atenção das mais reputadas revistas femininas, incluindo a Harper’s Bazaar, a Vogue e a Town & Country.

Nos anos 70, já com uma carreira firmada e amplamente reconhecida, as suas imagens contribuíram para o estrelato de modelos em ascensão como Jerry Hall e Iman. Mas não foram só modelos que passaram pela sua lente. Parkinson produziu fotografias icónicas de Audrey Hepburn, dos Beatles e dos Rolling Stones e de designers de moda como Yves St Laurent, Hubert de Givenchy, Jean Muir e Zandra Rhodes.

Com curadoria de Terence Pepper e organização, em Portugal, da Fundação D. Luís I, Câmara Municipal de Cascais e produção da Terra Esplêndida, a exposição integra também o documentário Aka Norman Parkinson (Também Conhecido por Norman Parkinson), coproduzido pela BBC para a série documental Arena e pelo Norman Parkinson Archive.

 

Jerry Hall recria fotografia icónica para a ‘Vogue’