As imagens mais incríveis que Paulo Macedo nos deu

“A melhor maneira de homenageares alguém é aplaudir o seu trabalho”, foram as palavras com que Cristina Ferreira iniciou o seu post sobre a morte de Paulo Macedo, ex-diretor de moda da Vogue Portugal. Não podíamos concordar mais com a apresentadora e por isso recordamos alguns dos trabalhos mais emblemáticos do stylist.

Paulo Macedo morreu esta segunda-feira em Berlim – a notícia foi dada pela maquilhadora Cristina Gomes com quem foi casado e mantinha uma relação próxima. Paulo foi o homem que assinou a maioria dos editoriais da Vogue Portugal, onde trabalhou durante 15 anos. Depois de a publicação ter passado a ser editada pela Lighthouse, o stylist deixou de colaborar com o titulo e tornou-se freelancer. Dos seus últimos trabalhos destacam-se a escolha do guarda roupa de Catarina Furtado e Daniela Ruah durante a Eurovisão, e o editorial com Ana Malhoa para a revista Cristina.

Paulo Macedo, ex-diretor de moda da Vogue Portugal, morreu esta segunda feira em Berlim. Imagem: Instagram @paulomacareno

Era um dos nomes mais marcantes e influentes da moda nacional e um enorme entusiasta dos jovens talentos na indústria da moda nacional. Foi manequim e mais tarde tornou-se stylist, tendo vestido uma grande parte das celebridades nacionais. As imagens que criava primavam pelo registo cinematográfico onde o minimalismo raramente tinha lugar, uma assinatura única que lhe concedeu um lugar cimeiro na moda nacional. Partiu de forma repentina sem que as causas de morte sejam ainda conhecidas, e já inspirou uma onda de saudade e uma chuva de posts de condolências.

Vogue Portugal, outubro 2016 (via Models.com)

“Difícil de acreditar! Um talento gigante! Tive o privilégio de trabalhar muitas vezes com o maravilhoso Paulo Macedo. Um produtor de moda com um rasgo criativo que me deixava sempre com a confiança plena. Foram muitas as vezes que me “desmontou” e me fez encontrar. Foi responsável por uma das capas mais especiais da minha vida: a capa da Vogue onde apareço grávida da minha filha Beatriz. O último trabalho que fiz com o Paulo foi o Festival Eurovisão e fomos tão felizes. Uma equipa perfeita onde aquilo que mais sentido faz na vida, não faltou: viver intensamente com muita gargalhada à mistura. Paulinho, vais fazer muita falta! ❤️ E a moda em Portugal só te tem de agradecer, muito”, escreveu Catarina Furtado.

Vogue 2003, Instagram Maria João Bastos

“A tua memória viverá para sempre no meu coração 💜🌟”, foi a homenagem de Eduarda Abbondanza, presidente da ModaLisboa. Cristina Ferreira escreveu: “A melhor forma de homenageares alguém é aplaudir o seu trabalho. Hoje, infelizmente, acabo de receber uma notícia triste. Morreu Paulo Macedo. Um dos mais brilhantes stylists que conheci. Durante toda a vida foi considerado o melhor. Quando o convidei para trabalhar para a @revistacristina pensei que recusaria. Na hora disse que tinha todo o gosto, e orgulho, de trabalhar comigo. Guardo no telemóvel a mensagem do primeiro trabalho. Estas fotografias que publico hoje estão na revista do ADEUS. As coincidências. Serás para sempre. Para mim. E para a equipa”.

“Paulo, meu querido Paulo! Ainda me custa acreditar! Foram tantos os trabalhos que fizemos juntos, desde o início da minha carreira (foste tu que me ensinaste a desfilar, tinha eu 18 aninhos) sempre estiveste presente na minha vida. Contigo fiz dos trabalhos mais bonitos, não fosses tu um dos profissionais com quem mais gostava de trabalhar por admirar tanto o teu talento e por seres essa pessoa tão especial!! Tal como te disse na nossa última conversa, “Fazes parte do meu percurso… “. Ainda me lembro, como se fosse hoje, do dia em que me ligaste e disseste: João, tenho um desafio para te colocar. Vamos fazer uma produção linda, enviar para NY e tentar ser a primeira capa da Vogue feita em Portugal, aceitas?? E fizemos e conseguimos e ficamos tão felizes e orgulhosos! Nós adorávamos trabalhar juntos!! Tantos momentos, tantas memórias boas! Obrigada querido Paulo!! Aqui deixo apenas algumas das fotos que fizemos juntos e que representam o teu extraordinário talento!! Querido Paulo 🖤 💔”, recordou Maria João Bastos no Instagram.

Veja na galeria algumas das imagens mais marcantes da carreira de Paulo Macedo.

Anna Wintour: As peças da editora da Vogue que todas gostaríamos de ter