As jovens estão cada vez mais cedo a entrar na puberdade

iStock-1050855004teen

O estudo foi desenvolvido por uma equipa do Hospital Nacional da Dinamarca e afirma que as mulheres estão cada vez mais cedo a entrar na puberdade, comparativamente a dados existentes desde 1977.

As meninas estão, então, a entrar na puberdade cerca de um ano mais cedo face aos dados dos anos anteriores. A informação, publicada na revista norte-americana Jama Pediatrics dá conta que o desenvolvimento do tecido glandular da mama está a acontecer mais rápido, avançando cerca de três meses por década – entre 1977 e 2013.

Segundo os especialistas, o tecido mamário e o seu desenvolvimento é um dos momentos chave que marcam o início da puberdade e que, normalmente, começa a acontecer entre as jovens de 8 a 13 anos e entre os 9 e 14 anos nos rapazes.

Segundo cita a revista feminina Glamour, o coautor do estudo, Alexander Bush, afirma que “a pesquisa mostra a necessidade de existirem mais estudos sobre as implicações do desenvolvimento precoce da mama na saúde das mulheres, ao longo das suas vidas”. Segundo acredita o mesmo especialista, as mulheres que têm a menstruação mais cedo podem ser mais suscetíveis a doenças como a obesidade e problemas de coração.

Outra hipótese também lançada no estudo é o facto de a menstruação estar igualmente a aparecer mais cedo nas jovens mulheres, o que pode também dever-se à cada vez maior existência de produtos químicos no nosso dia-a-dia.