As melhores raças de cães e gatos para ter em casas com crianças

Ainda há vários pais com receio de colocar animais e crianças a conviver debaixo do mesmo teto, sem razões para isso. Conviver com cães ou gatos ajuda os mais pequenos a desenvolver empatia com quem os rodeia, reduz a ansiedade, promove estilos de vida saudáveis, ajuda no desenvolvimento cognitivo e da linguagem e reduz a probabilidade de vir a desenvolver certos tipos de reações alérgicas durante a vida.

Link_Diana

“O contacto com animais de estimação está a surgir como uma fonte significativa de suporte e bem-estar para pessoas de todas as idades. Os animais de estimação têm, contudo, um papel especial no desenvolvimento saudável das crianças. Sabe-se que os animais são cada vez mais considerados membros da família, em que as crianças estabelecem laços emocionais muito fortes e em que os animais são muitas vezes considerados como os seus melhores amigos”, explica ao Delas.pt Rita Silva, médica veterinária na Royal Canin Portugal (veja, na galeria de imagens acima, as melhores raças de cães e gatos para ter em casas com crianças).

Tem de ter em conta, no entanto, que ter animais de estimação é uma grande responsabilidade e dá trabalho. Deve, por isso, ser uma decisão ponderada por toda a família, para que o cão ou gato não acabe por ser abandonado no verão, quando quiserem ir de férias.

“A escolha de um cão ou de um gato deve ser feita com dedicação na medida em que irá influenciar tanto a vida da criança como do animal. É fundamental que um dos critérios de escolha seja, por exemplo, raças pacientes, já que as crianças não param quietas e estarão sempre muito ativas”, aconselha a veterinária.