Serão estas as melhores receitas para fazer em cada mês do ano?

Tal como a maioria das crianças, Luís Saraiva detestava comer peixe cozido e espinafres. Quase todas as suas refeições eram à base de bifes com batatas fritas, até ao dia em que se fartou e decidiu ir para a cozinha com a mãe e a avó experimentar outros alimentos e ver aquilo de que realmente gostava. Além dos bitoques, claro. À medida que foi crescendo, a cozinha tornou-se uma paixão. Esta sexta-feira lança o livro Receitas Mês a Mês onde revela 48 pratos com os sabores mais autênticos que a natureza nos dá ao longo do ano.

“Já cheguei a ter receitas no Facebook semanalmente, à quinta-feira, e os meus amigos deixavam comentários a dizer que eram muito boas, muito fáceis e perguntavam quando é que eu escrevia um livro. Tudo na página pessoal, porque na altura era uma brincadeira. Depois entre amigos às vezes fazemos umas patuscadas e, uma vez, um desses amigos que trabalha numa editora sugeriu-me que escrevesse um livro”, explicou ao Delas.pt Luís Saraiva.

Apesar de fazer todo este sucesso na cozinha, o agora autor não tem qualquer profissão ligada à alimentação. A realidade é bem mais curiosa. Luís Saraiva trabalha no grupo editorial Leya, editora concorrente de A Esfera dos Livros, que acaba de editar a sua obra. “Até é melhor assim porque sou responsável pelas livrarias e ia estar a promover o meu próprio livro. Seria uma coisa um bocadinho estranha”, admitiu o livreiro.

Um livro de receitas diferente de todos os outros

O maior desafio que Luís Saraiva enfrentou quando lhe propuseram que escrevesse um livro de culinária foi encontrar um conceito que se diferenciasse de todos os outros milhares de livros do género que existem no mercado. Por isso, decidiu inspirar-se numa das coisas que mais gosta de fazer: andar pelos mercados e mercearias à procura dos ingredientes mais frescos.

Da ideia nasceu este Receitas Mês a Mês que explica aos leitores quais os melhores alimentos a comprar em cada época do ano para poder fazer pratos imaginativos e mais deliciosos.

“Ajudo a aproveitar os produtos do mês, que tanto do ponto vista nutricional como do ponto de vista económico são os melhores. Se comprar uns morangos em maio tenho uns produtos ótimos, mas se comprar agora vou ter uns produtos de estufa que não são a mesma coisa nem dão o mesmo prazer”, acrescentou o autor.

Na galeria de imagens acima pode ver algumas das melhores receitas para fazer em janeiro, fevereiro e março que pode encontrar no livro de Luís Saraiva.

Ficha técnica do livro:

Receitas Mês a Mês

Receitas Mês a Mês, Luís Saraiva. A Esfera dos Livros, 18,50 euros


Os mais lidos:

1.

2.

3.