Modas muito moderninhas que já Diana usava

Princesa Diana, Lady D, Princesa de Gales, Princesa do Povo ou simplesmente Diana Spencer, seja qual for o nome que ouvir vai saber exatamente de quem se está a falar: a mulher que mudou para sempre a monarquia Inglesa, a relação das casas reais com a imprensa e a moda.

É nesta última de que lhe queremos falar, a moda de Diana ou melhor as modas de Diana, porque foram tantos os seus estilos que é impossível apontar-lhe apenas uma influência.

Diana Frances Spencer nasceu perto de Sandringham, Inglaterra, no dia 1 de julho de 1961 no seio de uma família nobre, o seu avô paterno era o 7º Conde Spencer e o avô materno o 4º Barão Fermoy. Com sangue azul suficiente para fazer parte da família real britânica Diana casou com o Príncipe Carlos no dia 29 de julho de 1981. O vestido com grandes mangas de balão, folhos nos punhos e no decote e uma saia muito rodada, foi um dos mais copiados da história bem como muitos outros que a Princesa vestiu ao longo da sua vida.

Nos primeiros anos de Princesa Diana surgiu sempre em trajes dramáticos, bem ao estilo dos anos oitenta, no guarda-roupa de Lady D não faltavam os ombros exagerados, os laços e os folhos. As cores também eram variadas sendo privilegiados e os tons alegres e os azuis e verdes que realçavam os seus olhos cor de mar.

Do recato pedido, à realeza Diana respeitou os decotes pouco pronunciados, mas nunca se inibiu de revelar as suas pernas de desportista. Do seu estilo a maior lição é a forma como sempre soube ser sensual sem se tornar vulgar e sem perder o seu ar inocente.

“Off the duty”, que é como quem diz nos seus momentos ‘privados’ que eram tão escrutinados como a sua vida pública, a princesa escolhia a roupa mais confortável, as saias plissadas, os jeans, os chinos, mocassins, t-shirts e camisolas de malha. Eram estes os elementos que faziam muitos dos seus looks quando se dedicava a ser criança com os filhos independentemente do número de câmaras que sabia que lhe estavam apontadas.

Sim, Diana sabia que o mundo estava sempre pronto para a fotografar e aproveitava essa exposição pública. A Princesa do Povo vestia-se para aparecer e, por isso, através do vestuário conseguimos distinguir as várias Princesas de Gales: Diana mãe, descontraída e jovial, Diana Princesa inocente e elegante, Diana Divorciada poderosa e sofisticada.

É depois do divórcio, em 1996, que Diana muda a sua forma de vestir usando roupa mais justa, reveladora das suas formas atléticas, apostando em modelos de designers que se tornaram seus amigos e vestiam muitas celebridades, como Gianni Versace, falecido em 1997, um mês e meio antes da morte de Lady D. Com o seu casamento arruinado e a traição do marido exposta pela própria Diana em 1995, no programa Panorama da BBC, as relações com a família real tornaram-se cada vez mais tensas, levando a princesa a apetecer menos em público. Foi nesta altura que se tornaram cada vez mais banais as fotografias da mãe de William e Harry, com roupas desportivas, ténis ou calças de ganga e camisolas largas, escolhas bem distantes do glamour de outrora mas que nem por isso faziam desvanecer o fascínio do público.

Diana tornou-se uma verdadeira rock star com uma história de amor triste, vestuário invejável e uma morte trágica, ingredientes que tornariam imortal e fizeram dela uma referência constante mesmo passados vinte anos. Hoje são muitas as comparações feitas entre a Princesa do Povo e as princesas de outros povos. Mas o maior alvo das comparações é Kate Middleton, que será a futura Rainha de Inglaterra, algo que Diana sabia que nunca seria como deixou claro na malfadada entrevista de 1995, ao programa Panorama da BBC. São muitas as montagens que juntam sogra e nora lado a lado numa comparação de estilos que revela em muitos casos semelhanças inegáveis. O que não é de estranhar já que Diana inspirou e inspira não apenas Kate mas mulheres de todo o mundo e de todas as idades. Com alguma criatividade não será difícil fazermos uma montagem que encontre semelhanças entre o que vestimos e o que Diana vestiu, afinal todas temos alguma coisa da Lady D.

Na nossa galeria irá encontrar algumas tendências deste ano que há vinte anos já tinham sido usadas pela Princesa de Gales.