Os 34 anos do Príncipe William: as mulheres da sua vida

Esta terça-feira, há mais um membro da família real britânica que festeja o seu aniversário. Depois de a rainha Isabel II ter completado 90 anos de vida no dia 21 de abril – com celebrações que duraram quase dois meses – agora é a vez de o príncipe William soprar as velas. E são 34.

Apesar de não ter sido revelado de que forma é que o filho mais velho do príncipe Carlos vai assinalar a data, o segundo na linha de sucessão ao trono britânico marcou presença, esta segunda-feira, no jogo entre a Inglaterra e a Eslováquia, a contar para o Euro 2016, que se realiza em França.

Ao longo destes 34 anos de vida, William tem contado, sobretudo, com o apoio de quatro mulheres que desempenham um papel fundamental na sua vida. Uma delas é, claro está, a sua avó, a rainha Isabel II, com que mantém uma relação de grande proximidade e de quem poderá herdar o trono de Inglaterra.

Foi na Universidade Saint Andrews, na Escócia, que conheceu aquela que viria a ser a sua futura mulher: Kate Middleton. A 29 de abril de 2011, o mundo parou para ver o casamento dos duques de Cambridge, que se realizou na Abadia de Westminster, em Londres.

No dia 2 de maio do ano passado, o príncipe William passou a ter mais uma mulher na sua vida, com o nascimento da princesa Charlotte, que juntou-se, assim, ao príncipe George. O filho mais velho de William e Kate celebra, de resto, três anos no próximo mês.

E por razões óbvias, é impossível tirar desta equação a mãe, a princesa Diana, que morreu em 1997 vítima de acidente de viação em Paris. O príncipe William batizou a filha com o nome Charlotte Elizabeth Diana, o segundo em homenagem à avó e o terceiro à mãe. Em outubro último, o duque de Cambridge fez um discurso na instituição Child Bereavement UK, que ajuda famílias em processos de luto, e falou do seu caso. “O luto é a mais dolorosa experiência que qualquer criança ou pai pode suportar”, disse, na altura.