“As mulheres são o primeiro material descartável”, diz Papa Francisco

papa francisco
[Fotografia: Instagram oficial franciscus]

“As mulheres são o primeiro material descartável. Não podemos ficar silenciosos perante esta praga dos nossos tempos”. A frase é do papa Francisco, neste sábado, 11 de março, diante de um encontro no Vaticano e para a Fundação Centesimus Annus Pro Pontifice e da Aliança Estratégica de Universidades Católicas de Pesquisa (Sacru).

No momento em que falava a propósito de mais liderança feminina para um mundo melhor, o Papa Francisco invocou as violências de que elas são alvo. “A dignidade e os direitos fundamentais de qualquer pessoa têm de ser respeitados: educação, trabalho, liberdade de expressão, e por aí em diante”.

A mulher é usada, pagam menos porque é uma mulher; se está grávida fica sem o emprego, este é um hábito nas grandes cidades, por exemplo na maternidade; é uma praga”, lamentou.

Falando nas vésperas da celebração dos 10 anos do seu pontificado, que se assinala na segunda-feira, o papa Francisco defendeu o papel das mulheres na sociedade: “Não deixemos sem voz as mulheres vítimas de abuso, de exploração, de marginalização e pressão desnecessária”, defendeu.

Depois, acrescentou: “Sejamos nós a voz da sua dor e denunciemos fortemente as injustiças a que estão sujeitas, muitas vezes em contextos que as privam de qualquer possibilidade de defesa ou redenção”.

com Lusa