As novas modalidades dos ginásios para um ano mais fit

Boas notícias para os desportistas ou quem pretende, finalmente, aderir a um estilo de vida mais saudável: há cada vez maior variedade de modalidades nos ginásios portugueses que acompanham as tendências fitness a nível mundial.

Os treinos intervalados de alta intensidade (ou HIIT, na sigla em inglês) continuarão a liderar o ranking das preferências dos desportistas este ano. Pelo menos é esse o resultado do estudo levado a cabo pela American College of Sports Medicine (ACSM) – a maior e mais importante organização nas áreas da atividade física e saúde – junto de mais de 4.000 profissionais do segmento, de 43 países. Na realidade, este tipo de exercício já está em voga há algum tempo e inspira modalidades tão diversas como o Crossfit, o Body Pump (Les Mills) ou o Spartans (Holmes Place), entre muitas outras.

Como o próprio nome sugere, o método alterna momentos mais leves com outros de maior intensidade, o que acaba com o tédio e otimiza o ganho de força e resistência cardiorrespiratória. Melhor: dado o esforço implicado permite alcançar os mesmos resultados num menor espaço de tempo comparativamente aos treinos tradicionais. “Se realizado com acompanhamento profissional, o HIIT é seguro, eficaz e empolgante”, garantiu em comunicado à imprensa Walter Thompson, presidente da ACSM e autor da pesquisa.

Outras das tendências que vieram para ficar, segundo a organização, são as aulas de grupo, o yoga, dança, treinos de força e funcionais ou outros ligados ao bem-estar e equilíbrio emocional, parte dos quais voltados para uma população mais “madura”.

Já está a pensar: “Então a Oeste nada de novo”? Errado. Os métodos base têm vindo a manter-se, é certo, mas os ginásios inspirados pelas premissas antigas procuram criar sazonalmente novas modalidades com que desafiar os sócios e evitar assim que se caia na monotonia.

Percorra as setas para saber quais são e onde experimentar já a partir de janeiro deste ano.

Sara Raquel Silva

Imagem de destaque: Shutterstock