As partes do corpo que deixam as mulheres mais complexadas

O que é que a incomoda mais no seu corpo? A gordura ou a celulite? Acredite, ambas são apontadas como os grandes falhanços de um “corpo perfeito”. Sim, entre aspas. Porque afinal de contas, o físico feminino entrou numa bola de estereótipos, que afetam em grande parte a autoestima das mulheres.

Falámos com sete mulheres, que revelaram a parte do corpo que mais as incomoda e as famosas com quem gostariam de trocar de corpo, “nem que fosse por um dia” – como diz uma delas.

O que causa mais incómodo é, sem dúvida, a barriga. “Que barriga top, quem me dera”, quem nunca ouviu esta expressão? Pois bem, a gordura instalada no abdómen, os pneus de lado e não ser completamente lisa, foram algumas das razões que levam esta parte do corpo a ocupar um lugar no topo da cadeia de complexos das mulheres.

A seguir à barriga, a zona mais desconfortável são as coxas. São difíceis de esconder durante o verão e, com o calor, é inevitável pôr a pernoca de fora. A “celulite e a gordura” é o principal problema.

Conseguimos outras respostas menos óbvias. O nariz? O cabelo? Os pés? Sim. Foram nomeados por três delas e parecem ser o suficiente para não se sentirem bonitas e confiantes.

Uma diz que o nariz é grande, pontiagudo e, além disso, a curvatura da cana é muito torta. “Nas fotografias nunca posso aparecer de perfil porque acho que fica horrível”. Outra afirma que “o cabelo está à vista de todos e é o que causa a primeira impressão a pessoas que não conhecemos”. A terceira tem “vergonha de usar chinelos ou sandálias”.

Autoestima

Os pontos fracos que foram mencionados parecem insignificantes. No entanto, muitas vezes hesitam em comportamentos básicos do dia-a-dia, como por exemplo, sentarem-se ou tirarem uma fotografia. Apenas uma afirmou não sentir complexos. As restantes admitem que aspetos como estes mexem com a autoestima, principalmente quando se comparam com outras raparigas.

“No meu grupo de amigas são todas mais altas e mais magras do que eu, que tenho apenas 1,50m”, ou “comparo-me com qualquer uma que tenha um corpo dito ideal”, e ainda “sinto-me mal principalmente quando vejo as raparigas nas redes sociais”.

O que as deixa mesmo de olhos em bico são as famosas portuguesas, que partilham diariamente fotografias do corpo, considerado por elas “perfeito”. Estas mulheres revelaram as que mais invejam. Percorra a galeria e veja as escolhas.

20 dicas para diminuir a barriga em apenas 24 horas