As quatro mensagens escondidas da estreia da princesa Leonor

Princesa leonor Ballesteros_EPA
[Fotogafia: EPA]

Com apenas 15 anos, a princesa Leonor de Espanha estreou-se a solo no seu primeiro ato oficial como protagonista do 30º aniversário do Instituto Cervantes. E tal como é cada vez mais habitual neste tipo de cerimónias, mais do que o que é dito, é toda a solenidade e simbolismo que estão subjacentes em todos os detalhes. Numa estreia da herdeira ao trono, tal é ainda mais evidente. Mas, vamos por passos.

Indumentária reciclada e em conta

A princesa surgiu num vestido leve que já tinha sido usado noutras ocasiões, apostando na reciclagem de vestuário tal como tem já acontecido com a mãe, a princesa Letizia. A opção recaiu sobre um vestido da marca espanhola Poète, em chiffon, com pequenas pintas pretas, folhos e laços, que já tinha sido usado em outubro do ano passado. Uma peça que custa 60 euros, o que por si só também integra uma mensagem em tempo de pandemia e de crise.
Os sapatos pretos de camurça têm um pequeno salto e fazem parte da coleção da Pretty Ballerinas

Chegada com chefe da Casa Real

Este foi o primeiro ato oficial de Leonor, princesa das Astúrias e herdeira ao trono espanhol, mas foi, com seria de esperar, acompanhada. Ao seu lado estava Jaime Alfonsín, chefe da Casa Real e o principal homem de confiança de Felipe VI, monarca espanhol. Com eles estavam também os membros da equipa de comunicação

Governo presente

Para lá de elementos da estrutura da Casa Real, este evento oficial contou com a presença de Carmen Calvo, vice-presidente do executivo espanhol, que se manteve sempre muito próxima da princesa Leonor.

A pergunta de Leonor e o tema escolhido

Não estava prevista nenhuma intervenção informal da princesa durante a cerimónia, mas a verdade é que Leonor acabou por a fazer e o tema poderá ser tudo menos imprevisto. A herdeira indagou a presidente do Instituto Cervantes sobre os trabalhadores internacionais da entidade e que se viram impedidos de regressar a território espanhol devido à pandemia.