As sugestões de Marta Wahnon para um almoço de Natal saudável

O convite surgiu da parte do Belas Clube de Campo e Marta Wahnon não virou a cara e aceitou confecionar um almoço de Natal para um grupo de amigas e amigos. “Foi o meu primeiro workshop cujo tema era sugestões saudáveis e com sabor para o dia 25 de Dezembro”, conta a relações públicas.

Mariana Alvim, Isilda Peixe, Patrícia Bull, Vanessa Martins, Sara Biscaia Fraga, Carolina Patriocínio e Gonçalo Uva, Pedro Reis, Ana Isabel Pereira e a filha Carlota e o namorado de Wahnon, Nuno Santana, marcaram presença no evento e deliciaram-se com as iguarias da autora do blogue Just by Marta Wahnon.

É precisamente nesta plataforma que explica que a refeição incluiu um lombo de peru que, para “fugir ao tradicional” foi fatiado e composto com uma mistura de lima, tâmaras e raspas de laranja. “Enquanto preparava o lombo, foi servida a sopa de beterraba que é um pouco spicy”, conta Marta. Antes de servir o prato principal, houve ainda tempo para degustar uma “salada quente de Natal”.

“O balanço não podia ser mais positivo, não só pelo apoio e carinho que recebi de um grupo de amigos cheio de energia positiva mas pela forma entusiasta com que embarcaram comigo na descoberta e fusão de novos sabores. A curiosidade partilhada ao longo do almoço foi uma constante e foi muito gratificante partilhar com todos que podemos comer de forma saborosa com valores nutricionais adaptados a uma alimentação verdadeiramente saudável e com sabor”, conta a cozinheira de serviço ao nosso site.

“A sopa de beterraba fez a delícia de todos, já não para não falar no bolo de cenoura que foi o ex libris do almoço”

Para animar ainda mais esta quadra, a relações públicas não esconde como se prepara o lombo que serviu aos amigos. Aqui está a receita:

20092304_enara

1. Cortar o lombo em duas fatias e em cada uma delas colocar sal rosa dos Himalaias e lima cortada muito fina.

2. Deitar sobre uma cama e por cima desta por as tâmaras cortadas sem caroço.

3. Temperar com pimenta, canela, mostarda em pó e um pouco de raspa de laranja. Barrar com um pouco de óleo de coco.

4. No topo do lombo, e além destes ingredientes, juntar orégãos e, uma vez colocado num tabuleiro, passar um pouco de azeite.

5. Colocar no forno a 180 graus e deixar cozinhar entre 20 a 25 minutos.

A receita do bolo de cenoura que conquistou todos aqueles que estiveram presentes no Belas Clube de Campo fica no segredo dos deuses. Marta mostrou, no entanto, como foi feita a sopa quente de Natal que aconchegou os amigos e amigas. Aqui fica mais uma receita made by Wahnon:

20092273_odnqq

Ingredientes

Lata grande de grão

300 gr de bacalhau desfiado

600 gr de cenoura cortada em “fajitas”

60 gr de omate seco

160 gr de pimento fatiado amarelo ou laranja

1 romã

8 gr de gengibre ralado

100 gr feijão verde redondo

80 gr tâmaras

2 colheres de sopa de óleo de coco

Sementes de papoila

Confeção:

1. Pré aquecer o forno a 190 graus enquanto se escorre o grão de forma a ficar o mais seco possível. Espalhar sobre um tabuleiro e temperar com piripíri, sal e azeite. Colocar no forno a 180 graus entre 15 a 18 minutos.

2. Espalhar as cenouras em “fajitas” num outro tabuleiro e temperar com açafrão, erva doce e canela. Segue para o forno por 15 minutos.

3. No Wook e em lume brando, colocar óleo de coco, seguido do bacalhau desfiado. Envolver bem e misturar o gengibre, o tomate seco e o feijão verde cortado em pedaços, seguido do grão e da cenoura.

(Quer no caso do grão quer na cenoura, arraste o molho de ambos os tabuleiros para dentro do wook, são eles que irão dar sabor à salada).

4. Depois de bem misturados, juntar a romã e o sumo desta, juntamente com as tâmaras – que devem ser cortadas em pedacinhos pequenos de forma a misturar bem com os restantes ingredientes.

5. No final, prove para verificar se precisa de um pouco mais de sal ou pimenta e estará pronto a servir.

6. No momento de empratar, por cima da salada, colocar umas gramas de sementes de papoila.

Bom apetite!