As todo-poderosas de um novo governo com 50% de mulheres

ana catarina mariana (1)
Ana Catarina Mendes e Mariana Vieira da Silva [Fotografia: Global Imagens/Montagem]

Ana Catarina Mendes ganha, ao fim de mais de duas décadas de atividade parlamentar, a primeira pasta no executivo socialista e assume uma das mais importantes: a da gestão política no Ministério Adjunto e dos Assuntos Parlamentares.

Mariana Vieira da Silva reforça o seu poder e influência no executivo e assume o Ministério da Presidência, número dois de António Costa. Tem diante de si a coordenação dos milhões ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência.

A primeira nasceu em Coimbra, tem 49 anos, a segunda tem 43 e é de Lisboa. Uma é advogada com mestrado em Novas Fronteiras do Direito, a outra socióloga e com doutoramento em Políticas Públicas. A primeira está no Parlamento desde 1995, a segunda tem trabalhado diretamente com governos socialistas, com quem começou como conselheira em 2005.

Tanto uma como outra têm família na política e também no partido. Ana Catarina Mendes é irmã de António Mendonça Mendes, até aqui secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, Mariana Vieira da Silva é filha do antigo ministro socialista José Vieira da Silva.

A lista do Governo que foi apresentada esta quarta-feira, 23 de março, tem, sem contar com o primeiro-ministro António Costa, “17 ministros e 38 secretários de Estado (menos 20% de governantes do que no Executivo precedente)“, como referiu o comunicado da Orgânica do XXIII Governo Constitucional.

E se o governo que agora cessa tinha dez homens em dez pastas e oito mulheres em nove, este que agora chega mantém o número de pastas nas mãos do sexo feminino, e traz o mais uma mulher ao executivo. Sendo o elenco ministerial mais curto, a percentagem de representação feminina aumenta e sobe exatamente aos 50%, contando com o primeiro-ministro, António Costa.

Entre os novos nomes, destaque para a premiada cientista Elvira Fortunato, que assume o Ensino Superior, para a magistrada Catarina Sarmento e Castro que fica com a pasta da Justiça e para Maria Helena Carreiras, que assume a Defesa Nacional. Esta é, aliás, a primeira vez que este ministério está nas mãos de uma mulher.

Dos nomes que se seguram do anterior executivo estão Marta Temido na Saúde, Ana Mendes Godinho no Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Abrunhosa na Coesão Territorial e Maria do Céu Antunes na Agricultura e Alimentação.

Confira a lista integral abaixo e que conta com nomes como Fernando Medina na pasta das Finanças e Pedro Adão e Silva na Cultura:

Primeiro-Ministro: António Luís Santos da Costa

Ministra da Presidência: Mariana Guimarães Vieira da Silva
Ministra da Defesa Nacional: Maria Helena Chaves Carreiras
Ministra da Justiça: Catarina Teresa Rola Sarmento e Castro
Ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares: Ana Catarina Veiga dos Santos Mendonça Mendes
Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior: Elvira Maria Correia Fortunato
Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social: Ana Manuel Jerónimo Lopes Correia Mendes Godinho
Ministra da Saúde: Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões
Ministra da Coesão Territorial: Ana Maria Pereira Abrunhosa Trigueiros de Aragão
Ministra da Agricultura e da Alimentação: Maria do Céu de Oliveira Antunes

Ministro dos Negócios Estrangeiros: João Titterington Gomes Cravinho
Ministro da Administração Interna: José Luís Pereira Carneiro
Ministro das Finanças: Fernando Medina Maciel Almeida Correia
Ministro da Economia e do Mar: António José da Costa e Silva
Ministro da Cultura: Pedro Adão e Silva Cardoso Pereira
Ministro da Educação: João Miguel Marques da Costa
Ministro do Ambiente e da Ação Climática: José Duarte Piteira Rica Silvestre Cordeiro
Ministro das Infraestruturas e da Habitação: Pedro Nuno de Oliveira Santos