As viagens de Duarte e Valentim Quaresma, e a coleção de Ricardo Preto que vestíamos já

Os desfiles de Insight, 52ª edição da ModaLisboa, começaram esta sexta-feira, 8 de março, no Pavilhão Carlos Lopes. O primeiro dia do evento, dedicado ao outono/inverno 2019/2010, ficou marcado pela final do concurso Sangue Novo, e pelos desfiles de Duarte, Valentim Quaresma e Ricardo Preto. Reunimos na galeria os looks mais marcantes do dia.

O Pavilhão Carlos Lopes encheu-se ao final da tarde para assistir atentamente à final do concurso Sangue Novo, que premeia o trabalho de jovens designers. Carolina Raquel foi a vencedora do Prémio para Melhor Designer Nacional, com a coleção “A Complex Form” (Uma forma Complexa), inspirada no processo de criação dos escultores.

A inauguração dos desfiles em nome próprio e a coleção de Ricardo Preto que vestíamos já

A inauguração dos desfiles em nome próprio ficou a cargo de Ana Duarte, que se apresenta com o nome artístico Duarte. A portuguesa, cujas peças já conquistaram Sara Sampaio, inspirou-se na Califórnia e criou uma coleção com o mesmo material dos fatos de surf. Os azuis e os laranjas dominaram a paleta de cores da coleção, numa passerelle que teve inclusive direito a um amigo de quatro patas a encerrar o desfile.

Carolina Machado, por sua vez, inspirou-se no espírito dos clubes dos anos 90 e reinventou o guarda-roupa característico das saídas noturnas. Com coordenados mais fluidos e outros mais estruturados, o estampado tie-dye e as peças em vinil preto predominaram. Seguiu-se Valentim Quaresma, que apostou nos acessórios para viajar até ao futuro. O preto e os tons metalizados predominaram, com peças que podiam facilmente ter saído de uma galáxia distante, ao estilo Star Wars.

Por sua vez, Ricardo Preto fechou o primeiro dia de desfiles com uma coleção leve, em que não faltaram peças com corte mais clássico, casual ou descontraído. Com uma paleta de cores diversificada, na qual não faltaram vermelho, verde, branco ou azul, esta é a coleção que mais facilmente imaginamos no nosso armário. E nem esperaríamos para o próximo outono para o fazer: a leveza de algumas destas peças seria ideal para o tempo mais ameno de primavera.

Veja na galeria acima os looks mais marcantes do primeiro dia de ModaLisboa.

ModaLisboa: Saiba o que vestir para arrasar no evento

ModaLisboa Insight: os desfiles a manter debaixo de olho esta edição