Ashley Graham, de 30 anos, é um dos rostos da nova campanha da Violeta by Mango. A marca de tamanhos grandes desafia as mulheres a aceitarem-se como são num vídeo musical cheio de diversão e manequins com corpos diversos.

O Delas.pt teve acesso em exclusivo a uma entrevista com Ashley Graham, que além de manequim é uma das vozes mais influentes na indústria da moda, na luta por padrões de beleza mais diversificados.

O que é que achas da nova campanha – I AM WHAT I AM – e da mensagem que pretende enviar?
Acredito que a campanha “I AM WHAT I AM”, tal como eu, valoriza a autenticidade. É uma mensagem que toda a gente deveria ouvir e acreditar.

Achas que esta campanha pode ter influência nos padrões de beleza?
Absolutamente. Nós vivemos num mundo digital, onde até uma simples fotografia pode influenciar. Esta campanha é mais um lembrete para reconhecer e “abraçar” a beleza única de cada um de nós.

Como é que a tua carreira de modelo começou? Sonhavas em ser modelo?
A minha carreira começou da maneira mais óbvia possível. Eu fui descoberta no centro comercial da minha zona, quando tinha 12 anos. Não procurei a carreira de modelo, ela é que me encontrou e eu sinto-me muito grata e orgulhosa por aquilo que a minha carreira se tornou.
O que é que ser uma modelo significa para ti?
É mais do que ser apenas uma cara bonita. Houve algumas modelos ativistas nas gerações anteriores, mas agora existem mais. As modelos estão a usar a indústria como plataforma para falarem sobre aquilo que realmente acreditam. Nós somos mulheres corajosas que temos algo para dizer!

“sinto-me mais sexy e confiante quando estou fortalecida, mais forte, como quando termino um treino”

Se não fosses modelo que carreira terias escolhido?
Eu comecei a carreira de modelo antes de muitos miúdos começarem a pensar acerca daquilo que queriam seguir a nível profissional. Eu cresci a ser modelo, por isso nunca pensei noutras carreiras. Agora, depois de trabalhar em projetos diferentes, consigo perceber que gosto de trabalhar com jovens, então talvez tivesse sido uma educadora ou criado uma organização para raparigas. Mas não acredito que só podemos escolher apenas uma profissão. Para além da carreira de modelo eu tenho outros projetos, como o design, sou oradora em conferências, faço produção em televisão, e mais…

Como é que encontras o equilíbrio entre a tua vida pessoal e a profissional?
Trabalho todos os dias e raramente tenho um dia livre, mas encontro alegria e prazer em tudo o que faço. É tudo uma questão de atitude. A minha fé e o meu marido, Justin, ajudam-me a manter sã e equilibrada.

Podes definir o teu estilo em 3 palavras?
Sofisticado, feminino e sexy.

Quando é que te sentes mais confidente e sexy?
Eu sinto-me mais sexy e confiante quando me sinto fortalecida, mais forte, como quando termino um treino ou quando estou na passerelle a mostrar à indústria que a beleza é muito mais de que tamanho.
Quais são os objetivos e os compromissos que tens com a indústria da moda? O que gostavas de mudar?
Precisamos de mais representação de mulheres com curvas no mundo da moda. Eu gostava que marcas de luxo disponibilizassem mais tamanhos e que tornassem público que esses tamanhos estão disponíveis para todos.

Quem é que te inspira?
A minha mãe. Eu sou a mulher que sou hoje porque ela criou-me para que eu me amasse e ao meu corpo. E também todas as mulheres inteligentes e fortes com quem eu trabalho e colaboro, elas estão a mudar o mundo.

Onde te imaginas daqui a 10 anos?
Eu imagino o Império Ashley Graham! Várias linhas de roupa, produtos de beleza, livros, espetáculos, investimentos e, se tudo correr bem, muito mais!

Que conselho podes dar às futuras gerações?
Reconheçam que valem a pena e não deixem que ninguém vos atrapalhe e vos afaste daquilo que querem realizar. Lembrem-se de serem gentis, não se levem muito a sério e sejam autênticos.

Consideras que a perceção da sociedade acerca de beleza e positivismo corporal está a mudar?
Sim, definitivamente. Eu sou modelo quase há duas décadas e nunca tinha visto tantas modelos com curvas em revistas, campanhas, passerelles e em televisão, como agora. Nós estamos, finalmente, a ser reconhecidas e apreciadas pelas mulheres poderosas e sensuais que somos. Claro que temos mais trabalho para fazer, mas estamos a fazer bons progressos.

Quem é que achas que é a mulher da Violeta by MANGO?
A mulher Violeta by MANGO é uma mulher elegante, mas com garra. Ela sabe que ser inteligente e forte é muito sexy.

Qual é a tua frase inspiradora?
“Eu aprendi que as pessoas vão esquecer o que disseste, as pessoas vão esquecer o que fizeste, mas as pessoas nunca vão esquecer como é que as fizeste sentir.” Maya Angelou.

Entrevista cedida pela Mango Violeta.

Ashley Graham gostava de ser uma Bond Girl. Mas com uma condição