Subir

Assédio sexual. Ex-pivô da Fox News recebe 20 milhões

A Fox News conseguiu chegar a acordo com a jornalista Gretchen Carlson, que em julho acusou o ex-CEO Roger Ailes de assédio sexual. A ex-pivô, que alega ter sido despedida, em junho, por ter impedido os avanços do empresário, vai receber 20 milhões de dólares (17,7 milhões de euros), um pedido de desculpas e, em troca, retirará as denúncias, colocando um ponto final a este caso.

Num comunicado emitido esta semana, a 21st Century Fox, empresa que detém a Fox News, elogiou o “profissionalismo” de Carlson durante o tempo que esteve na emissora e apresentou “sinceras desculpas” pelo sucedido. “A Gretchen criou uma audiência leal e era uma fonte diária de informação para muitos norte-americanos. Estamos orgulhosos por ela ter sido parte da equipa da Fox News. Arrependemo-nos sinceramente e pedirmos desculpa pelo facto de a Gretchen não ter sido tratada com o respeito e dignidade que ela e todos os nossos colegas merecem”, lê-se.

A jornalista de 50 anos também reagiu ao acordo estabelecido, assegurando que está “pronta para seguir em frente para o próximo capítulo” da sua vida. “Vou redobrar os meus esforços para dar mais força às mulheres no local de trabalho. Quero agradecer a todas as mulheres corajosas que se chegaram à frente para contar as suas histórias e às muitas pessoas espalhadas pelo país que me apoiaram”. E concluiu: “Todas as mulheres merecem um local de trabalho digno e respeitoso, no qual o talento e a lealdade sejam reconhecidos, venerados e recompensados”.

Recorde-se que Roger Ailes se afastou do cargo pouco depois de terem sido levantadas as suspeitas. Segundo o ‘The New York Times’, este terá recebido 40 milhões de dólares (35,5 milhões de euros) da Fox, como resultado da negociação da sua saída.

Depois de Carlson se ter feito ouvir, pelo menos 20 mulheres alegaram ter sido, também, vítimas de assédio sexual por parte de Ailes. A publicação nova-iorquina avança ainda que, com este desfecho, pelo menos duas dessas ex-funcionárias também estabeleceram um acordo com a Fox.

Carolina Morais