Assédio sexual no futebol. Federação recebe queixa sobre festa de cariz sexual no Famalicão

pexels-grégory-costa-5733516
[Fotografia: Grégory Costa/Pexels ]

As queixas de assédio sexual no futebol feminino português não param de chegar, colocando agora o Famalicão no epicentro desta polémica. A Federação Portuguesa de Futebol (FPP), revela o jornal Público, recebeu uma denúncia de uma festa de cariz sexual – na época 2021/2022 – que incluiu algumas jogadoras, vários elementos da equipa técnica e da organização do clube.

A queixa integra uma da lista que já chegou ao Portal da Denúncia da FPF e que visa o clube para o qual se tinha mudado o treinador Miguel Afonso e que, no final de setembro, tinha sido acusado de assédio sexual por parte de jogadoras do Rio Ave e quando era treinador desta equipa de futebol feminino.

Na ocasião, aquele treinador, que saiu do Famalicão por mútuo acordo, o Conselho de Disciplina da Federação abriu um processo disciplinar e que, refere o Público, deverá pronunciar-se em breve.

Recorde-se que, de acordo com o regulamento disciplinar da FPF, quem “importunar agente desportivo adotando comportamento indesejado de caráter sexual, sob a forma verbal, não verbal ou física, é punido com suspensão de três meses a um ano”, portanto, poderá ser esta a punição de Miguel Afonso, sendo que não está previsto no documento nenhuma multa acessória, como antecipou o JN.