Assembleia da República vai ter desfile contra a violência

violência-doméstica

Esta terça-feira, 17 de setembro, a Assembleia da República vai ser um inesperado palco para um desfile de moda. Sob o tema A Violência Não Está na Moda, a iniciativa – promovida pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) e o Movimento Mulheres de Vermelho – quer sensibilizar “o público para a valorização social das mulheres que são vítimas de violência doméstica”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Um evento que ocorre a caminho do fim do terceiro trimestre de um ano que ameaça ser negro em matéria de mortes em contexto de intimidade, estando, até ao momento e desde janeiro, contabilizados 20 homicídios de mulheres. “Trata-se de uma chamada de atenção para um problema social dramático em Portugal”, refere a mesma nota que avança que o desfile terá lugar às 18.30 horas, no Centro de Acolhimento ao Cidadão (Refeitório dos Monges).

Adeus aos ditados que popularizam a violência

“Estarão reunidas não só manequins profissionais, mas também outras mulheres com papéis de responsabilidade política e social na sociedade, assim como mulheres que foram acompanhadas pela APAV”, avança a nota enviada às redações. As participantes do desfile “serão vestidas por uma nova marca portuguesa na área da economia circular, que tem como missão o zero desperdício têxtil e o upcycling, integrando e reinventando na sua confeção técnicas tradicionais como o patchwork.

A coleção, que será cedida para o desfile, apresenta uma visão que promove a sustentabilidade do nosso planeta e dá continuidade ao compromisso social de apoio no combate à violência doméstica”. Nesse mesmo dia, refere ainda o comunicado, “serão disponibilizados quatro pontos de recolha de desperdício têxtil pela DariAcordar/Desperdício Zero numa iniciativa conjunta com a Assembleia da República”.

CB

Imagem de destaque: Shutterstock

Legislativas: “A vítima não é muito bem tratada nos programas eleitorais”