Assinar esta petição pode salvar a vida a um jovem

Rapaz adolescente

Stephen (nome fictício), de 19 anos, foi raptado por traficantes de droga no Vietname, país onde nasceu, quando tinha apenas 10 anos. Levaram-no para uma quinta em Newcastle, onde se produz cannabis de forma ilegal, e mantiveram-no escravo durante seis anos. Em 2015 conseguiu fugir e refez a vida no condado de Durham, no Reino Unido. Agora corre o risco de ser deportado para o seu país de origem e teme ser morto por quem o traficou quando lá chegar. Para o ajudar, os britânicos criaram uma petição online para que o jovem possa permanecer no país.

Links_assedio“Quero poder trabalhar e viver nesta comunidade que me deu tanto. Quero mostrar o quanto o facto de me terem salvado daquela vida significa para mim. Ser enviado de volta para o Vietname vai levar-me à morte. Não tenho para onde ir, não tenho ninguém e o gangue avisou-nos que, se alguma vez escapássemos, eles iam encontrar-nos e matar-nos”, explicou Stephen ao The Guardian.

Numa entrevista ao mesmo jornal britânico, o jovem contou que era obrigado a fumar cannabis, beber vodka e uísque em todas as refeições e consumir um pó branco, que acredita ter sido cocaína. Além disso foi também espancado várias vezes, exposto a produtos químicos e ficou trancado em casas durante longos períodos de tempo.

Quando fugiu, Stephen acabou por ser acolhido por David Tomlinson, de 54 anos, e a sua mulher, Davina, de 52. Matricularam-no na Universidade de Durham, onde aprendeu inglês, fez amigos e começou a namorar.

A petição para que o jovem vietnamita permaneça no Reino Unido precisa de 200 mil assinaturas – esta terça-feira tinha 118 mil -, mas só pode ser assinada por quem tenha residência no país.


Leia também:

Mais de 4,700 pessoas assinam petição pelo “fim da violência obstétrica”