Atenção: o seu GPS pode deixar de funcionar já este sábado

Your handy navigation companion
Shot of an unidentifiable businesswoman using her car's built-in GPS while driving

Os cientistas do National Physical Laboratory, no Reino Unido, estão a incentivar as empresas e utilizadores de GPS a verificarem o software dos seus dispositivos. No próximo sábado, dia 6 de abril, os satélites de GPS vão reiniciar e provocar uma falha de comunicação nos chips recetores de aparelhos em todo o mundo, fazendo com que muitos deixem de funcionar corretamente. Se o seu aparelho tem mais de 8 anos, então está na lista dos que vão ser mais afetados.

“O efeito do Rollover é realmente imprevisível. Quando o primeiro GPS foi criado, o poder de processamento dos computadores não era o que é hoje e limitá-los a apenas 10 bits ajudou a manter a quantidade de dados transmitidos“, explicou ao site britânico New Electronics Petter Whibberley, investigador sénior do National Physical Laboratory.

O melhor a fazer será verificar no site do fabricante do seu GPS se existe alguma atualização disponível e tratar disso antes do fim de semana. Algumas marcas, como é o caso da Tom Tom, por exemplo, já alertaram os utilizadores para a necessidade de fazer uma atualização.

Este fenómeno chama-se “GPS Rollover” e acontece a cada 1024 semanas, ou seja, aproximadamente 19 anos e 8 meses. Nos EUA a preocupação é tal que o departamento nacional de cibersegurança já emitiu um memorando.

Clique aqui e siga-nos no Instagram

Porsche desenvolve GPS anti-roubo para modelos clássicos