Atendimentos por violência doméstica sobem na segunda vaga de covid-19

violência doméstica Istock
[Fotografia: Istock]

Teletrabalho e violência doméstica. É para esta nova realidade, que decorre da pandemia provocada pela covid-19, que a nova campanha #EuSobrevivi quer olhar.

No dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, que se assinala esta quarta-feira, 25 de novembro, é revelado um novo vídeo, que pode ver abaixo, e é ainda avançado que a “Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD), que abrange atualmente 95% território nacional, registou 25 mil atendimentos na primeira vaga da pandemia. Nesta segunda vaga, a rede nacional já regista, desde setembro, 12 500 atendimentos”, lê-se no comunicado enviado às redações. Tal significa que, comparando ambas vagas, fica claro que o número de atendimentos está a disparar nesta segunda fase de recolhimento exigida pela pandemia.

Dados que chegam dias depois de ter sido documentado que, até novembro de 2020, 30 mulheres portuguesas perderam a vida, 16 das quais em contexto de intimidade, segundo o Observatório de Mulheres Assassinadas, documento elaborado por estrutura da União de Mulheres Alternativa e Resposta.

Sobre a nova campanha, a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, e a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG) lançam um vídeo, que pode ver abaixo, que “decorre num contexto profissional, pretendendo alertar para a importância das pessoas que no seu dia-a-dia têm contacto com potenciais vítimas de violência doméstica e que se devem mobilizar para as apoiar”.

A nova campanha faz-se ainda acompanhar de um Pacto Contra a Violência, em que organizações e empresas se comprometem “na promoção de práticas internas de prevenção e combate à violência doméstica, apoiar a “divulgação de campanhas de alerta e de informação sobre serviços e linhas de apoio, na criação da linha SMS 3060, e na doação de bens essenciais, computadores e equipamentos de proteção individual às estruturas da rede nacional”, refere a nota enviada à comunicação social.