Atentado em Estocolmo obriga reis a suspender visita oficial ao Brasil

Queen Silvia of Sweden looks on during her visit at the Bellevue presidential palace in Berlin
Queen Silvia of Sweden looks on during her visit at the Bellevue presidential palace in Berlin, Germany, October 5, 2016. REUTERS/Axel Schmidt - RTSQTZ1

Carlos Gustavo e a mulher, Sílvia da Suécia, vão regressar à Suécia por causa do atentado desta sexta-feira em Estocolmo. Os reis foram no início da semana em visita oficial do Brasil. “Depois do ataque de hoje, o casal real vai interromper a sua viagem ao Brasil e regressar à Suécia. Até o chefe de Estado aterrar no país, a princesa herdeira [Victoria] será representante”, lê-se num comunicado publicado no site da casa real sueca.

Na mesma nota, os monarcas referem que “os contornos e os danos causados pelo incidente ainda estão a ser apurados” e garantem estar a “acompanhar de perto os desenvolvimentos”. “Os nossos pensamentos estão com as vítimas e as suas famílias”, diz o texto.

Sweden's King Carl XVI Gustaf and Queen Silvia leave after a lunch with Brazilian President Michel Temer at the Itamaraty Palace in Brasilia, Brazil April 6, 2017. REUTERS/Ueslei Marcelino - RTX34FRK
Os reis ilvias

Ao início da tarde desta sexta-feira, um camião avançou contra a multidão numa rua pedonal no centro de Estocolmo. Morreram quatro pessoas e há pelo menos 15 feridos. A polícia sueca deteve já ao fim da tarde um homem que confessou ter sido o autor do ataque.