Ativista pelos direitos das mulheres e agora Miss Universo 2021. Eis Harnaaz Sandhu

epaselect ISRAEL MISS UNIVERSE PAGEANT
Miss Universo 2021 Harnaaz Sandhu [Fotografia: Atef Safadi/EPA]

Muito antes de pisar as passerelles e de desfilar já Harnaaz Sandhu, de 21 anos, fazia ouvir a sua voz pela luta pelos direitos das mulheres, sobretudo no que diz respeito à igualdade de acesso à educação por parte do sexo feminino.

Natural da Índia, a vencedora da 70ª edição do certame, que decorreu em Israel, exortou todas as mulheres a deixarem de se comparar entre si. “Saiba que é única e que é isso mesmo que a torna bonita, pare de comparar com as outras”, afirmou. Harnaaz Sandhu fez questão de frisar que o exemplo começa por ela própria. “Acreditei em mim e por isso estou aqui hoje”, disse momentos depois da coroação.

A concorrente é natural da cidade de Eilat e venceu um encontro que contou com 80 participantes, com várias provas – que incluem prova de fato de banho, competição que a versão norte-americana deixou cair em 2018 – e que culminaram no domingo à noite, 12 de dezembro.

Numa das eliminatórias, que implica perguntas e respostas e que permitiu a passagem de Harnaaz Sandhu às cinco finalistas, a participante aproveitou a oportunidade para clamar pelo ativismo ambiental. “É altura de mais ação e menos falatório. Prevenir e proteger é melhor do que arrepender e reparar”, vincou.

Coroação de Miss Universo 2021 [Fotografia: Atef Safadi]
Em segundo lugar, nesta 70ª edição de Misso Universo, ficou Nadia Ferreira, do Paraguai, e, em terceiro, Lalela Mwsane, de África do Sul.

O certame decorreu sem auditório devido às restrições deceorrentes da covid-19 e da nova variante Ómicron e com protetsos políticos a Israel.