Atleta portuguesa Doroteia Peixoto vence quenianas em Macau

Dotroteia peixoto FILIPEAMORIM0290

A portuguesa Doroteia Peixoto venceu, pelo segundo ano consecutivo, a meia-maratona feminina de Macau, e Daniel Pinheiro ficou em sexto na corrida masculina. A prova decorreu este domingo, 3 de dezembro.

Doroteia Peixoto cumpriu a distância (21,09 km) em uma hora e 16 minutos, menor tempo do que no ano passado, e à frente das quenianas Edinah Jeruto Koech (1:16.31) e de Margaret Njuguna (1:18.20). Na edição de 2016, que marcou a sua estreia em Macau, a atleta do Amigos da Montanha tinha registado 1:16.40.

links_BananaO meu objetivo era tentar bater o recorde do percurso. Fiquei mais perto, mas não consegui, embora tenha melhorado o tempo de há um ano. De qualquer forma, fiquei muito feliz com esta vitória, até porque a humidade dificulta a respiração. Este ano [a vitória] foi mais apertada, a queniana deu luta até ao fim”, afirmou, antes de subir ao pódio.

Sexto na classificação geral da meia-maratona masculina, com 1:07.28, Daniel Pinheiro disse que esperava ter feito “um melhor resultado e repetir a vitória de 2014”. “Mas desta vez não foi possível. A ‘armada’ queniana apostou forte nesta corrida”, comentou.

Esta foi a 36.ª edição da Maratona Internacional de Macau, em que se inscreveram 12 mil atletas nas provas que integram o programa: maratona, meia-maratona e mini-maratona.

CB com Lusa

Imagem de destaque: Filipe Amorim /Global Imagens