Atrizes apoiam trabalhadora despedida de corticeira: “És um exemplo de dignidade”

2 Ana Sofia Martins

Cristina Tavares voltou a receber uma manifestação de solidariedade. “É preciso lutar como tu tens feito”. “És um exemplo de dignidade para todos nós” e, “estamos todos juntos nesta luta a torcer por ti”, ouviu-se.

Entre as atrizes contam-se Ana Saragoça, Ana Sofia Martins, Mariana Monteiro, Joana Manuel, Sandra Valério, Diana Costa e Silva, Diana Nicolau, Joana Santos, Daniela Melchior, Sofia Grilo, Joana Seixas, Madalena Almeida, Márcia Leal e Sílvia Rizzo.

Também a atriz Marina Albuquerque participou na sessão pública promovida pelo Sindicato dos Operários Corticeiros, a propósito de Dia Internacional da Mulher e deixou o seu apoio à trabalhadora.

A corticeira Fernando Couto-Cortiças, de Paços de Brandão, Santa Maria da Feira, que despediu Cristina Tavares após as denúncias de práticas de assédio moral, foi alvo de mais um auto de contraordenação por parte da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT). Várias atrizes nacionais gravaram mensagens de vídeo solidarizando-se com a luta da trabalhadora pela reintegração no local de trabalho.

A inspetora geral das Condições do Trabalho foi ouvida no passado dia 6 na Assembleia de República e confirmou que, para além dois processos já conhecidos, ainda há mais três a decorrer na fase administrativa”, confirmou o advogado do Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte, Filipe Soares Pereira.

Leia mais e veja o vídeo em jn.pt